Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB Luísa Todi (Setúbal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
No presente ano letivo, a horta foi trabalhada no contexto das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Oferta Complementar de Cidadania, no âmbito dos temas Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável por uma turma de 9º ano de escolaridade (9º 3ª - composta por 20 alunos)
Na horta, os alunos podem observar e experenciar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, regas...). Havendo alunos que vivem no campo e a maioria na cidade, a horta constitui um espaço de valorização de saberes e troca de experiências.
O impacto tem sido grande e os alunos consideram a horta como sua e sorriem ao observar o seu "canteiro de trabalho". Procuram, regularmente, a funcionário da escola e a professora para executarem as tarefas.
Um grupo de dois alunos da Educação Especial, mostram particular interesse nos trabalhos da horta.
As plantas são identificadas pelos alunos com etiquetas criadas no computador com recurso à fotografia.
A altura da recolha de produtos é muito valorizada pelos alunos, pelo funcionário e pela professora. Toda a comunidade educativa dá valor à horta e considera que devia crescer em tamanho. Assim, este ano cresceu com a ajuda de um funcionário que reaproveitando os bidões os colocou com os alunos em bordadura, onde se penduram os vasos, e aí foram semeados morangueiros.
A horta é um espaço vivo e constitui uma oportunidade de valorizar e demonstrar métodos, técnicas e culturas tradicionais da região.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Fez-se uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos no ano letivo anterior, e fez-se uma visita à horta.
Depois da avaliação dos aspetos positivos e negativos, planeou-se o trabalho a desenvolver durante o ano letivo e como desenvolver o trabalho na horta. Seguidamente, houve uma reunião como Sr. Diretor, os alunos e o professor mais diretamente responsável pela horta. Os alunos apresentaram ao Sr. Diretor o resultado da reunião.
A turma 9º3ª propôs ainda ao Sr. Diretor, a colocação de um banco de jardim e sinalética alusiva ao espaço. Houve anuência do Sr. Diretor e cumpriu-se o objetivo.
7. Como é feita a preparação do solo?
Colocou-se um garrafão e um balde para a recolha da água das chuvas.
As regas foram sendo feitas, com a utilização de garrafões de plástico reutilizados sempre que necessário, recorrendo à água da chuva e à da rede pública. Ao dia de sextas feira, a rega foi feita com a mangueira e com maior aplicação de água. As regas foram sempre efetuadas nas horas mais favoráveis evitando desperdícios.
Nos meses oportunos, seguindo o calendário da horta, fizeram-se as sementeiras, sempre que possível consociadas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, salsa, rosmaninho, alfazema, erva cidreira, poejo, e vários tipos de hortelã. Plantaram-se, também: couve galega e couve portuguesa, favas, alho francês, alfaces de vários tipos, e morangueiros (oferecidos por uma professora e uma funcionária). Estes últimos são comidos pelos alunos e pelos melros, logo que ficam vermelhinhos.
Plantámos o alecrim e a alfazema porque repelem pragas e atraem insetos polinizadores. Gostamos de ver, na nossa horta, as abelhas.
Para repelir a mosca branca plantámos cravos túnicos.
Fizemos a consociação de: alface/morangueiros; couves/tomate; alecrim/alface e salsa/ alface.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
aproveita-se sempre a água da chuva. Quando necessário, a rega é feita de manhã e ao fim do dia.
Rega manual com o regador feita pelos alunos. Às sextas feiras é feita por alagamento, com a mangueira por alunos e funcionário de acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os produtos colhidos foram variados, desde as couves (couve galega), as plantas aromáticas (coentros, poejo, hortelã, salsa, rosmaninho e alfazema,), as favas, os alho francês..entre outros.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: