Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (Paredes de Coura)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Por ser uma horta pequenina não conseguimos produzir quantidades suficientes para abastecer a cantina, mas os nossos alunos levam o que produzimos para casa e têm o prazer de comer o que produzem. Os pais são muitos recetivos e apoiam o projeto.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi fertilizado em finais de agosto por um encarregado de educação antes de fazermos os camalhões.
Os camalhões foram até Dezembro feitos pelos alunos e professoras com a utilização de pedras para delinear o terreno. O município fez outro camalhão com delineadores de madeira e trouxe terra para nivela-lo.
No primeiro camalhão semeou-se ervilhas e favas. E fez-se uma experiencia com cortes de batata que não germinou devido ao mau tempo que se abateu em Paredes de Coura.
Fertilizamos o solo com bora do café fornecido pelo bar da escola e por alguns estrume de coelho e ovelha trazido em saco pela avó de um dos nossos alunos.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Também aproveitamos os espaços em redor da horta para transplantar hortelã, orégãos e salsa.
Realizou-se a plantação dos tomates em março e no final do mês de Abril, em março também plantamos pés de cebolas e alho francês. Em Maio plantamos curgetes e semeamos feijão. Também voltamos a semear alface, mas desta vez ao ar livre.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Ainda é cedo para colher as batatas e os produtos hortícolas ainda estão muito atrasados.
Durante o mês de junho serão colhidas as alfaces e as batatas. Os tomates, pimentos e curgetes só no mês de julho, agosto e setembro.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fomos ainda visitar uma estufa onde tiveram a oportunidade de aprender a fazer sementeiras e estacas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Temos várias fotos em facebook: Projeto Terra - Paredes de Coura e Clube "Os Garranos" .
15.1. Link para a página da horta: