Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1/PE do Estreito da Calheta (Calheta (Madeira))
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
No início do ano, alguns encarregados de educação ou outros familiares ajudam na limpeza do terreno, e ao longo do ano, colaboram na plantação e apanha das culturas, assim como, na manutenção do terreno do terreno.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta é ainda um espaço de lazer, para momentos de convívio.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Este ano letivo, por iniciativa própria e com o objetivo de desenvolver um projeto, a turma do 3º ano e a respetiva professora titular, assumiram a responsabilidade da horta, e da respetiva manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Cada semana, uma turma fica responsável pela recolha e colocação dos resíduos no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Para além destas culturas, na horta existem também várias árvores de fruto, tais como, nespereiras, tangerineira, pitangueira, araçazeiro, anoneira.
Também estão presentes na horta loureiros, originais da floresta Laurissilva, que há 10 anos atrás foram semeados e transplantados para a horta. Estas sementes foram cedidas pela Secretaria Regional do Ambiente.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns produtos também foram utilizados para a confeção de doces, nomeadamente as frutas, e para a confeção de bolos mais saudáveis. Estes produtos também eram vendidos à comunidade educativa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A nossa escola participou também no projeto Heróis da Fruta, que foi um bom complemento ao Programa Eco-Escolas, e incentivou nos alunos, a prática de uma alimentação mais saudável através dos diferentes tipos de fruta e os seus benefícios.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos do 1º Ciclo tiveram a oportunidade de desenhar e pintar a paisagem que observavam a partir da horta, para participação no Concurso de Expressão Plástica "Paisagens da Minha Terra".
Os alunos do 3º ano, na área de matemática, fizeram medições de áreas e perímetros da horta, assim como mediram o crescimento das plantas. No estudo do meio, desenvolveram experiências com estufas e comparam os resultados com os produtos que estavam plantados na horta. também abordaram o tema da gestação dos animais, uma vez que a nossa ovelha ficou prenha e teve duas crias. No âmbito da educação para a cidadania abordaram o tema da agricultura biológica e da importância da rotação de culturas.
Os alunos do Pré-Escolar fizeram sementeiras de girassóis e, posteriormente, transferiram-nos para a horta. Também plantaram uma nova árvore de fruto. Destas atividades resultaram os respetivos registos dos alunos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: