Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro Escolar de Carnide (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Português, Expressões, Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Duas vezes por semestre a escola está aberta à participação da comunidade nas atividades da Horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, os alunos por turmas organizam-se e realizam atividades e limpeza, manutenção, preparação, fertilização e plantio/semeio do solo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos, realizaram recolha de ervas daninhas, fertilização do solo com estrume de cavalo e cavaram e revolveram o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas secas, recolhidas das árvores de folha caduca existentes no espaço escolar e sobrantes verdes recolhidos a quando do corte da relva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas em caixotes de cultivo, morangueiros em garrafões (horta vertical), couves, alfaces, alho francês, beterraba, ervilha, feijão, tomate, beringela.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

80 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Divulgação pela comunidade escolar para a respetiva compra dos hortícolas. O dinheiro angariado será para compra de utensílios para uso na horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Implementação de um sistema de rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: