Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária do Lumiar (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há pelo menos 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

cerca de 25 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos trazem de casa resíduos para a biocompostagem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- mais motivação para as aulas de Ciências Naturais;
- melhor convívio entre alunos;
- educação para a sustentabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A professora coordenadora trabalha todas as semanas 2 tempos letivos com a equipa de alunos do clube BioHorta. Em cada semana fazem-se as tarefas necessárias.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza e mobilização - com ferramentas manuais.
Fertilização - com estrume de cavalo e composto de biocompostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos das casas dos alunos e folhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, ervas de cheiro, por enquanto.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não quantificável, por enquanto.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo pelas famílias dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Está a ser instalado um depósito colector de águas pluviais a partir do telhado da estufa.
A rega é com água de um poço da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: