Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano que foi reativada, após dez anos de interregno.

2. Área aproximada da horta (m²):

120 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Português, Ciências Naturais, Matemática, Clube de Ciência Viva E FEIRINHA DA PRIMAVERA

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

- Início da limpeza da horta (24 de setembro - sábado):
- poda do sobreiro e do loureiro que impediam a entrada do sol nas culturas. Contou inicialmente com a colaboração do Sr. Domingos, Auxiliar de Ação Educativa, seguindo-se a gentileza da Associação de pais e EE da Escola Básica de Palmeira em destacar um jardineiro profissional que concluiu a referida tarefa.
- rapar o terreno feita por um Enc. de Educação (E.E.) em setembro; em fevereiro feita pela Junta de Freguesia da Palmeira,
- poda de árvores e roseiras feita pela Associação de Pais e Enc. de Educação (janeiro);
- transporte de resíduos para a compostagem ao longo do ano;
- construção de um pequeno lago para aumentar a biodiversidade animal e vegetal (abril)...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Presença de um grande número de turmas de 2.º e 3.º Ciclos em aulas com atividades práticas de Ciências Naturais, bem como na comemoração do dia Mundial da Floresta na identificação do sobreiro e do carvalho alvarinho.
- Os alunos do 5.º Ano, em aula de Português que durante a comemoração do dia da Poesia colocaram os seus poemas pendurados em cordas suspensas em diversos locais da horta;
- Construção do espaço metros quadrados de ciência, dedicados à disciplina de Matemática na horta;
- As turmas acompanhadas dos DT colaboraram em plantações e sementeiras nos canteiros da horta;
-

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Os professores ai destacados, colaboravam, orientavam e supervisionavam as tarefas dos alunos da Brigada Eco-Escolas: limpeza dos canteiros; delimitação dos canteiros; abertura de regos; transporte de estrume biológico; plantação de hortícolas e sementeiras de cada época; rega e acompanhamento do crescimento das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º Lavra do terreno (setembro e fevereiro) realizada por um E.E.; quando se pretende plantar, os professores e alunos da brigada ou alunos de algumas turmas, usando enxadas retiram a vegetação rasteira ( matéria orgânica que irá ser colocada no regos para cultivo). Posteriormente com as enxadas fazem-se os regos e a fertilização é feita utilizando o composto (Compostagem), os restos da vegetação rasteira retirada e/ou estrume de cavalo cedido pela Quinta Pedagógica de Braga.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita utilizando um compostor oferecido pela CMB , utilizando resíduos domésticos orgânicos, como cascas de batatas, restos de couves, fruta; podas, folha de árvores, relva cortada etc.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações são as seguintes:
- couve penca e/ou cebolo;
- favas e/ou alho francês;
- couve penca e/ou cebolo;
- ervilha de quebrar e/ou alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade não foi contabilizada em Kg, mas da seguinte forma:
- quantidade de pés de couve penca, couve lombarda, cebola; alho francês, etc.
(houve uma perda em cerca de 1/3 da quantidade adquirida);
- favas e ervilhas de quebrar (contabilizados 4 cabazes em plástico de favas e 2 cabazes de ervilhas).
Aguarda-se a época da colheita das duas espécies de tomates (10 pés de coração de boi e 10 pés de tomate chucha);
Os 10 pés de pimentos ainda estão no inicio da floração.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda na escola a professores e funcionários.
Venda na banca da Festa da Primavera (26 de abril), aquando do Dia do Agrupamento.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com programador de duas saídas:
- rega gota-a-gota
- rega por aspersão.
Vários depósitos espalhados pela horta, fornecidos pela AGERE (empresa de tratamento de resíduos e efluentes), para armazenamento de águas das chuvas.
Um depósito com 1 metro cúbico de armazenamento de águas das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que necessário tenta-se procurar processos sem químicos que se vão experimentando até se obter o resultado mais eficaz.
As plantas aromáticas estão espalhadas pela horta, para além do cantinho das aromáticas, a fim de prevenir doenças e pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano houve uma praga de caracóis e lesmas fora do comum, segundo alguns EE agricultores, que provocou a perda de 1/3 das couves, bem como o desbaste de 9 courgettes.
Não foi utilizado qualquer produto químico.
Porém recorremos à experiência dos pais dos alunos e pusemos em prática os seguintes processos artesanais:
a) - construção de garrafões de plástico cortados, e com cola quente colaram-se apêndices invertidos colados com cola quente, para cobrir as courgettes (não eficaz);
b) - copos enterrados no solo e cheio com cerveja. Este processo mostrou-se mais eficaz;
c) - sementeira de tomilho no canteiro destinado à plantação de courgettes (pouca eficácia).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A atividade "Festa da primavera" é tradição na escola há vários anos.
Realiza-se no espaço de acesso aos pavilhões de aulas, onde são colocadas bancas/mesas de venda (uma para cada turma). Os alunos de cada turma dedicam-se a vender, apregoar e convencer o cliente a comprar os seus variados produtos, desde produtos agrícolas até panquecas, etc.
Também houve uma banca com produtos da horta biológica solidária.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alunos em aulas de Cidadania e desenvolvimento, com os objetivos de:
- sensibilizar para a valorização da agricultura e dos produtos biológicos, e ainda distinguir uma sementeira de uma plantação;
- importância da compostagem como adubo natural;
- importância da rega gota a gota e da água das chuvas (depósitos espalhados na horta) como forma de reduzir o consumo de água.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

É de salientar a entrega dos alunos e a alegria com que colaboram com a horta.
Eles também contribuem para publicitar este espaço e trazem o conhecimento ancestral dos familiares a aplicar na agricultura em geral e modos de combater/prevenir as pragas.
Este é o propósito para a foto que se anexa.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Além das culturas vegetais plantadas, foram criadas áreas de jardim, com diversos tipos de plantas ornamentais.
O objetivo dos canteiros é a de:
- atrair os insetos polinizadores;
- embelezar o espaço..
Fez-se a plantação de tremocilho para azotar o terreno.

15.1. Link para a página da horta: