Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Na comunidade- O agrado por os seus educandos terem acesso a este tipo de atividade, e um elemento diferenciador das outras escolas do Agrupamento.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Conforme o que é necessário fazer assim se decide quem faz e quando. A decisão das tarefas de sementeira e plantação é mais de umas das educadoras que tem mais conhecimentos de agricultura. As atividades de manutenção e limpeza é realizada pelas duas de acordo com o que é necessário fazer. O facto de ser uma tarefa realizada pelas duas há algum tempo já possibilita algum tipo de autonomia.
7. Como é feita a preparação do solo?
O trabalhar da terra é feito pelos avós. O solo é fertilizado com o composto retirado do compostor e caso não chegue, com composto orgânico da Lipor- Nutrimais.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Este ano a sementeira dos tremoços foi realizada com os tremoços colhidos do ano anterior.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com mangueira e para diminuir o desperdício, os bidões quando não tem água da chuva, são cheios com água da rede para ser usada na rega das culturas mais pequenas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os principais intervenientes são as crianças do pré-escolar que semeiam, plantam ,apanham e debulham, mas beneficiam todos os alunos ( 120) ao comer a sopa. Em relação às favas na sopa já comeram uma vez , mas vai haver repetição, porque sobraram. Os pais apoiam a nossa iniciativa, até porque muitos deles não as comem em casa, para além da aprendizagem que é acompanhar o processo de crescimento das plantas e ter a responsabilidade de as cuidar.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Apesar de as condições de cultivo e a disponibilidade de meios cada vez serem menores, continuamos a apostar na dinamização deste espaço enquanto espaço lúdico e de aprendizagem. O contacto com a natureza e o incentivo à agricultura biológico, estão sempre presentes na nossa filosofia como uma mais valia para melhorar as condições de vida da população educativa. Esta semente lançada agora de certo que dará frutos mais tarde.
15.1. Link para a página da horta: