Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Educação: enquanto ferramenta educativa ensina os alunos diversas áreas curriculares.
- Desenvolvimento de aspetos relacionais: Os alunos responsáveis pela manutenção da horta são desafiados a trabalhar em equipa, planear e organizar. Sabemos que esses desafios são fulcrais para o sucesso futuro, tanto escolar como profissional.
- Sentido de comunidade: A nossa horta ajuda a criar um sentido de comunidade entre os participantes (alunos, professores e funcionários), já que todos trabalham juntos para cultivar e cuidar da horta.
- Para além dos benefícios já mencionados, a nossa horta também ajuda a desenvolver a responsabilidade e a autonomia dos alunos. Ao serem responsáveis pela manutenção da horta, estes aprendem a ser responsáveis pelo cuidado de seres vivos e pelo sucesso de um projeto. Também, ao trabalharem com a horta podem desenvolver habilidades como planeamento, organização e resolução de problemas, o que os ajuda a tornar-se mais independentes e autónomos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos são responsáveis pela execução das tarefas, orientados pelo professor ou pela(o) responsável. Após prévia reunião são definidas as tarefas e responsabilizados os alunos pela sua execução. As tarefas são atribuídas de forma equitativa entre todos. A supervisão e o feedback garantem que as tarefas sejam realizadas corretamente e que os alunos estejam a aprender com a experiência.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação da área do "Corredor de Abelhas" também foi realizada com a retirada de pedras e preparação da área, garantindo assim que as plantas tenham espaço suficiente para crescer e se desenvolver. A seleção de plantas aromáticas e autóctones, como lavanda, alecrim, hortelã, segurelha/tomilho, urze, medronho e camomila, é, pensamos nós, uma boa escolha para a horta, pois, para além de atrair as abelhas e outros polinizadores, essas plantas são resistentes e adaptadas às condições climáticas da região.
A fertilização é feita com adubos orgânicos, como esterco, chorume de minhoca e composto. Porém a dificuldade em trabalhar esta terra (por ainda possuir lixos da construção da escola) levou-nos a investir em informação das práticas da permacultura e agroflorestais que gostaríamos de explorar como forma de regenerar o solo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ainda não nos preocupamos muito com as culturas e com as consociações. Esta altura do ano, na nossa zona, não é muito convidativa para sementeiras, mas, observando as já feitas no outono (de favas e de ervilhas) reparamos que poucas ervilhas germinaram. Ao pesquisar a consociação de plantas percebemos que rodeamos o canteiro das ervilhas com alhos e, segundo a informação recolhida, alhos e ervilhas são antagónicas (?). Temos já algumas estratégias para resolver o problema se a chuva nos der tréguas!
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Aula de Campo - Sessões de APE no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Experimentais – alunos de 6ºE e professor de CN – 2 vezes até ao momento.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A Associação de Pais do AEOF apoiou-nos e apoia-nos de forma muito interessante.
15.1. Link para a página da horta: