Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola S/3 de António Nobre (Porto)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A consciencialização da importância de uma alimentação saudável, livre de pesticidas e fertilizantes químicos, levando-os a descobrir aplicações como “Too Good To Go” e cooperativa “Fruta Feia”.
A importância/possibilidade da transformação de resíduos orgânicos em fertilizantes naturais, através da compostagem;
Trabalho cooperativo e colaborativo e a responsabilidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta surgiu no âmbito da disciplina de cidadania, tendo o projeto inicial sido pensado apenas para o cultivo de ervas aromáticas. Neste momento com a evolução do projeto e o envolvimento da comunidade educativa, temos não só uma horta, como um espaço para recrear as “merendas” que se realizavam/realizam após os trabalhos no campo e um recanto com animais domésticos, todos doados por terceiros. Foi inaugurado formalmente o espaço para toda a comunidade escolar e certas entidades (Câmara Municipal do Porto e Junta de Freguesia de Paranhos) no Dia Mundial da Criança, a 1 de junho e com posterior divulgação na página do Instagram do Eco-Escolas do Agrupamento e na Comemoração do Dia Eco-Escolas, a 5 de junho. No dia 30 de maio a diretora do centro de estudos "Rebelde Way" veio à escola para visitar a horta pedagógica. Este teve origem no seguimento do entusiasmo que os nossos alunos, que estão diretamente envolvidos no projeto, demonstraram ao falar do mesmo no centro de estudos. Durante a visita foi solicitada autorização para efetuar uma aula sobre alimentação saudável na nossa horta no "cantinho das merendas". Posteriormente surgiu também a possibilidade da realização de uma parceria com o referido centro de estudos para que os alunos que o frequentam possam cultivar também um pequeno canteiro.
15.1. Link para a página da horta: