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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há cerca de 6 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
Entre 350m2 a 450m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Componente Técnica da Área de formação profissional de restauração e mecatrônica ( no âmbito dos Projetos de Cidadania e Desenvolvimento)
3.3. N.º de alunos envolvidos:
24
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Até ao momento famílias são envolvidas com a doação de espécies e sementes, apesar dos apelos à participação nos diferentes trabalhos que envolvem o projeto.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos adquirem conhecimentos quanto à identificação, desenvolvimento e sazonalidade das diferentes espécies. Assim como, se aproveita este "palco" para a sensibilização da carga ambiental que a alimentação assume ao nível do planeta e da importância na mudança de hábitos alimentares, exigindo-se uma diminuição de carnes e peixes e aumento de hortícolas na alimentação.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Com o apoio do funcionários afeto ao projeto, dada a dimensão da horta, os alunos acompanhados pelos professores procedem ao plantio e semeadura, sob observação de um grupo de alunos (Brigada) que identifica ocorrências, estado de desenvolvimento, doenças etc.
A colheita de ervas aromáticas e outros produtos existentes são colhidos quase diariamente integrando o plano de aulas na cozinha e restaurante de formação. Alguns produtos, são utilizados para aplicação e estudo de técnicas de conservação e armazenamento.
7. Como é feita a preparação do solo?
Este ano, o solo será preparado, após diagnostico PH solo com preparados naturais a utilizar como nutrientes e fertilizantes do solo, estando neste momento a serem preparadas farinhas de Cascas de Ovo e cinzas ( a serem reservadas das lareiras)
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Fez-se durante dois anos , este ano pretende-se retomar a compostagem , feita com cascas de hortícolas e outros resíduos da cozinha de formação e refeitório.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Utilização de plantas aromáticas atraindo e afastando alguns insetos, Associação em linhas de hortícolas com mesmo ciclo de vida ( cenoura cebola), em linhas de diferentes espécies: ervas aromáticas e plantas( cenoura junto alecrim, tomateiros e Basílio , por exemplo)
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
10 Quilos de Couves ( Lombarda e Coração)
5 Quilos de Couve Brócolos
5 Quilos de Alface frisada
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Aulas de formação profissional de restauração e bar
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A partir de depósitos onde se reserva a água da chuva a rega é feita com regador, e no caso desta ser totalmente consumida utilizar-se-á água do furo do Campus académico para encher os depósitos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
OS alunos da brigada(turmas responsáveis) irão realizar semanalmente.
Serão realizadas macerações de Urtigas e infusões. Serão aplicadas borras de café , resíduos do bar da escola.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Apenas, por via da chuva, as semeaduras ocorreram muito mais tarde do que o previsto, inviabilizando algumas espécies e colheitas atempadamente para o cumprimentos de algumas ações, nomeadamente a feira de produtos biologicos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os almoços pedagógicos decorrem quinzenalmente, a partir de março, no restaurante de formação com a confecção de pratos integralmente feita pelos aluno da área profissional de restauração / cozinha, sob ementa sazonal. O restaurante é aberto à comunidade da região sobre inscrição e um pagamento simbólico pela refeição servida neste restaurante. Esta é uma atividade que vem sendo reconhecida pela comunidade, de extrema importância para o treino profissional dos alunos.
Atividade 2:
Descrição:
Alguns concursos de Cozinha, Interescolas e nacionais, como o Jovem Talento da Gastronomia. são utilizados para introduzir produtos da horta, valorizando os recursos utilizados quer para os treinos que os alunos fazem quer para o próprio concurso.
Atividade 3:
Descrição:
Mostras para a comunidade
Iniciativa dos diferentes parceiros que sob convite a escola participa com a apresentação de produtos hortícolas e frutícolas transformados , confeccionados dando a degustar a todos o visitantes.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta iniciou ainda, um espaço de estufa , inicialmente proposto para aplicar técnicas de hidroponia, não estando concluído, prevê-se este ano aplicar a ideia de germinação de sementes , guardadas dos produtos utilizados na cozinha.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/gustaveeiffelentroncamento/