saber mais sobre a nossa horta bio
			 				                
                questionário
				                        
                            1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
                            Há cerca de 6 anos
                         
						                        
                            2. Área aproximada da horta (m²):
                            Entre 350m2 a 450m2
                         
						                        3. Quem trata da horta?
						                        
                            3.1. N.º de professores envolvidos:
                            3
                         
						                        
                            3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
                            Componente Técnica da Área de formação profissional de restauração e mecatrônica ( no âmbito dos Projetos de Cidadania e Desenvolvimento) 
                         
						                        
                            3.3. N.º de alunos envolvidos:
                            24 
                         
						                        
                            3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
                            1
                         
						                         
                            4. As famílias são envolvidas?
                            
                         
						                        
                            4.1. Como e com que frequência?
                            Até ao momento famílias são envolvidas com a doação de espécies e sementes, apesar dos apelos à participação nos diferentes trabalhos que envolvem o projeto. 
                         
						                         
                            5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
                            Os alunos adquirem conhecimentos quanto à identificação, desenvolvimento e sazonalidade das diferentes espécies. Assim como, se aproveita este "palco" para a sensibilização da carga ambiental que a alimentação assume ao nível do planeta e da importância na mudança de hábitos alimentares, exigindo-se uma diminuição de carnes e peixes e aumento de hortícolas na alimentação.
                         
						                        
                            6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
                            Com o apoio do funcionários afeto ao projeto, dada a dimensão da horta, os alunos acompanhados pelos professores procedem ao plantio e semeadura, sob observação de um grupo de alunos (Brigada) que identifica ocorrências, estado de desenvolvimento, doenças etc.
A colheita de ervas aromáticas e outros produtos existentes são colhidos quase diariamente integrando o plano de aulas na cozinha e restaurante de formação. Alguns produtos, são utilizados para aplicação e estudo de técnicas de conservação e armazenamento.
                         
						                        
                            7. Como é feita a preparação do solo?
                            Este ano, o solo será preparado, após diagnostico PH solo com preparados naturais a utilizar como nutrientes e fertilizantes do solo, estando neste momento a serem preparadas farinhas de Cascas de Ovo e cinzas ( a serem reservadas das lareiras)
                         
						                        
						                        
                            8.1. Se sim, como e com que materiais?
                            Fez-se durante dois anos , este ano pretende-se retomar a compostagem , feita com cascas de hortícolas e outros resíduos da cozinha de formação e refeitório.
                         
						                         
                            9. Quais as culturas / consociações instaladas?
                            Utilização de plantas aromáticas atraindo e afastando alguns insetos,  Associação em linhas de hortícolas com mesmo ciclo de vida ( cenoura cebola), em linhas de diferentes espécies: ervas aromáticas e plantas( cenoura junto alecrim, tomateiros e Basílio , por exemplo)
                         
						                        
                            9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
                            10 Quilos de Couves ( Lombarda e Coração)
  5 Quilos de Couve Brócolos
  5 Quilos de Alface frisada
                         
						                         
                            9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
                            Aulas de formação profissional de restauração e bar
                         
						                        
                            11. É feita recolha da água da chuva?
                            
                         
						                        
                            11.1. Como é feita a gestão da rega?
                            A partir de depósitos onde se reserva a água da chuva a rega é feita com regador, e no caso desta ser totalmente consumida utilizar-se-á água do furo do Campus académico para encher os depósitos.
                         
						                         12. Monitorização de pragas e doenças:
						                        
                            12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
                            OS alunos da brigada(turmas responsáveis) irão realizar semanalmente.
Serão realizadas macerações de Urtigas e infusões. Serão aplicadas borras de café , resíduos do bar da escola.
                         
						                        
                            12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
                            
                         
						                        
                            12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
                            Apenas, por via da chuva, as semeaduras ocorreram muito mais tarde do que o previsto, inviabilizando algumas espécies e colheitas atempadamente para o cumprimentos de algumas ações, nomeadamente a feira de produtos biologicos.
                         
						                         
                            13. Existem animais de criação ligados à horta?
                            
                         
						                        
                            13.1. Se sim, que espécies?
                            
                         
						                         
                            14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
                            
								                                    
                                        Feira na escola                                    
									                                    
                                        Feira na comunidade                                    
									                                    
                                        Confecção de sopas e outros pratos                                    
									                                    
                                        Concursos                                    
									                                    
                                        Aulas na horta                                    
									                                    
                                        Outra                                    
									                             
                         
						                        
						                        
                            14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
                            
                         
						                        Atividade 1:
						                        
                            Descrição:
                            Os almoços pedagógicos decorrem quinzenalmente, a partir de março, no restaurante de formação com a confecção de pratos integralmente feita pelos aluno da área profissional de restauração / cozinha, sob ementa sazonal. O restaurante é aberto à comunidade da região sobre inscrição e um pagamento simbólico pela refeição servida neste restaurante. Esta é uma atividade que vem sendo reconhecida pela comunidade, de extrema importância para o treino profissional dos alunos.
                         
						                        
						                         Atividade 2:
						                        
                            Descrição:
                            Alguns concursos de Cozinha, Interescolas e nacionais, como o Jovem Talento da Gastronomia. são utilizados para introduzir produtos da horta, valorizando os recursos utilizados quer para os treinos que os alunos fazem quer para o próprio concurso.
                         
						                        
						                         Atividade 3:
						                        
                            Descrição:
                            Mostras para a comunidade
Iniciativa dos diferentes parceiros que sob convite a escola participa com a apresentação de produtos hortícolas e frutícolas transformados , confeccionados dando a degustar a todos o visitantes. 
                         
						                        
						                         
                            15. Outros aspetos de realce da horta:
                            A horta iniciou ainda, um espaço de estufa , inicialmente proposto para aplicar técnicas de hidroponia, não  estando concluído, prevê-se este ano aplicar a ideia de germinação de sementes , guardadas dos produtos utilizados na cozinha.
                         
						                        
                            15.1. Link para a página da horta:
                            https://www.facebook.com/gustaveeiffelentroncamento/