Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio da Gandarinha (Oliveira de Azeméis)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta existe à cerca de seis meses.

2. Área aproximada da horta (m²):

51 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através da separação do lixo orgânico em casa para fazermos o composto utilizado na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior número de horas passado na natureza, maior conhecimento sobre vegetais, como tratar a terra e como cultivar o próprio alimento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada pelas crianças, sempre que possível, e pelos trabalhadores agrícolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os nossos canteiros foram feitos segundo os princípios da permacultura, ou seja, a primeira camada de cartão, a segunda de palha, troncos e folhas e por último, composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola está inserida numa quinta com animais e serve 230 refeições diárias. Além de toda a matéria orgânica que resulta destas duas atividades, pedimos por vezes à comunidade que se envolva com o desperdício orgânico de suas casas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O objetivo será as refeições das crianças (consumo próprio) e venda.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que possível, pelos envolvidos no projeto.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos, ovelhas e porcos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: