Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade (São Vicente)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe pelo menos há 12 anos (não sendo dinamizada durante a pandemia - sendo retomanda de forma expressiva este ano).

2. Área aproximada da horta (m²):

150m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia, Educação Visiual.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram convidadas a colaborar através da oferta de sementes ou plantas para a horta e autorizando os alunos a realizar trabalhos na horta da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta promoveu um maior envolvimento dos alunos no projeto Eco-escolas, permitindo um maior contacto com a natureza e com a agricultura biológica, incentivando o cultivo e o consumo de produtos biológicos. Para além disso, verificou-se um maior empenho e responsabilidade dos alunos por este espaço.
Permitiu ainda, a troca de experiências entre os diferentes intervenientes, valorizando os conhecimentos que muitos dos alunos possuem ao nível da agricultura, uma vez que a escola se insere no meio rural, reforçando assim a confiança de alguns dos discentes nas suas capacidades/competências.
Os trabalhos na horta permitiram ainda criar momentos lúdico-pedagógicos para alunos com comportamentos menos adequados, em consequência da sua desmotivação para as aulas, permitindo melhorar a sua postura.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são divididas principalmente pelas três docentes responsáveis pelo projeto, de acordo com os conhecimentos de cada uma, que se responsabilizam por, em conjunto com as suas turmas, realizar os trabalhos necessários. Por vezes alguns alunos, com gosto pelas atividades na horta, acompanham estas docentes, nos momentos em que não têm aulas.
A divisão de tarefas é realizada

7. Como é feita a preparação do solo?

O trabalho realizado é manual com o auxílio de enxadas, sachos e pás, exceptuando situações em que foi necessário cortar a vegetação espontânea com uma máquina, neste caso foi solicitada a ajuda dos funcionários da Junta de Freguesia de São Vicente.
De seguida o solo foi adubado com estrume cedido pela vacaria e também com estrume de cavalo, adquirido pelas docentes do projeto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Realizamos a compostagem com resíduos orgânicos como folhas secas e ervas cortadas e retiradas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta cultivamos feijão, alho francês, couves, alfaces de vários tipos, cebolas, ervilhas, bananeira, tomateiros, rúcula, abobreiras, milho, cana de acúçar, pimentão, pimentas, chicória e ervas aromáticas (hortelã de vários tipos, segurelha-limão, salsa, tomilho, manjericão, coentros, caril e orégãos) e plantas para infusões (caninha, cavalinha, erva de anis, salva, bolbo, alecrim, alfazema, camomila e funcho).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

40kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos da horta foram vendidos a um valor simbólico no mercadinho, para angariar fundos para as necessidades da horta.
Outros produtos foram cedidos para consumo na cantina da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No nosso concelho a precipitação é abundante, no entanto, quando é necessário regamos a horta com regador/balde ou com uma mangueira. Tentamos, sempre que possível, regar ao final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, uma vez por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foi realizado por duas vezes um " Mercadinho", na escola com os produtos adquiridos na horta biológica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foi realizada uma palestra sobre ervas aromáticas, onde foi abordado os benefícios da sua utilização, a identificação das plantas e tipo de ambiente onde se desenvolvem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Foram utilizadas ervas da nossa horta para a realização de infusões (Hortelã e funcho), sendo servidas no bar da escola de modo a promover hábitos alimentares saudáveis.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Partilha de experiências entre os intervenientes.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3510887585855669&set=pcb.3510887912522303