Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Este ano cada família pode contribuir para o enriquecimento da horta, enviando sementes e plantas para que pudéssemos levar a cabo as nossas iniciativas na horta. Os alunos levaram para casa as colheitas que iam fazendo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Desta forma a horta tem tido um papel muito importante na educação ambiental e na formação de cidadãos mais responsáveis pela preservação da natureza, oferecendo uma oportunidade valiosa para ensinar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da prática de agricultura sustentável. Os alunos aprendem sobre a importância da conservação da água, do solo saudável, do uso responsável dos recursos naturais e da redução do desperdício. Essas lições ambientais podem se estender para além da horta, influenciando as atitudes e comportamentos dos alunos em relação ao meio ambiente.
A horta escolar proporciona um ambiente de aprendizagem prática e interdisciplinar, onde os alunos podem aplicar conceitos aprendidos em sala de aula em um contexto real. Eles têm a oportunidade de observar e investigar os processos de crescimento das plantas.
Através do cultivo de vários alimentos na horta, pudemos contribuir para a consciencialização sobre alimentação saudável, promovendo uma alimentação saudável entre os alunos e suas famílias. Ao cultivar e colher seus próprios alimentos, os alunos aprendem sobre a importância de uma dieta equilibrada, o valor dos alimentos frescos e a relação entre a produção de alimentos e a saúde. Isto pode levar a escolhas mais saudáveis de alimentos em casa e na comunidade.
Desta forma, os alunos participam na limpeza da horta, preparam o solo, fazem o plantio, a sementeira e a rega do solo sob a orientação dos professores. Podem também observar o crescimento das plantas, as mudanças ocorridas naquele ambiente, ficam a conhecer técnicas de agricultura biológica e como se realiza compostagem. Assim, os alunos participam intensamente do processo de cuidar da horta, trabalhando com entusiasmo e alegria. Estes momentos representam formas de brincar e de aprender a cuidar da natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tendo em conta este pressuposto, utilizamos algumas consociações entre plantas, nomeadamente: tomate e manjericão(o manjericão repele pragas que afetam o tomateiro, além de melhorar o sabor das frutas do tomate); cenoura e cebola (a cebola afasta insetos que podem prejudicar as cenouras, enquanto as cenouras liberam substâncias que ajudam a repelir a mosca da cebola); alface - aipo - cenoura; tomate - cravo-túnico; alface-morangueiro - tomilho; rúcula-alface; acelga – alface… Houve sempre uma preocupação em cultivar plantas que atraem polinizadores benéficos, como abelhas e borboletas, que ajudam na polinização de outras plantas na horta.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta atividade foi feita ao longo do ano, de forma mais significativa, uma vez por período. Envolveu cerca de 100 alunos.
Esta atividade, já desenvolvida há vários anos, permitiu contribuir para a conservação da biodiversidade, especialmente porque se trata da propagação de espécies de plantas endémicas e com grande valor para os serviços dos ecossistemas. Ao preservar e aumentar a diversidade de plantas, o berçário contribui para a proteção do ecossistema e a manutenção da saúde ambiental. Contribui, também, para a restauração de habitats. Foram cultivadas várias plantas que serão usadas para repovoar a área envolvente e degradada do charco da Escola Secundária, que carece de intervenção urgente de modo a recuperarmos este ecossistema.
O berçário tem oferecido uma excelente oportunidade para a educação ambiental. Ao realizar os workshops, tem-se promovido a aprendizagem sobre a importância das plantas, as práticas de cultivo, a conservação da biodiversidade e a restauração de habitats, promovendo a conscientização ambiental e incentivando a participação ativa na preservação da natureza.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
De modo a reduzirmos o desperdício de alimentos foi feita a compostagem dos resíduos orgânicos, provenientes da cantina e do bar. Ao fazer a compostagem destes resíduos, eles são desviados dos aterros sanitários, onde produziriam metano, um potente gás de efeito estufa. Ao reduzir o desperdício de alimentos por meio da compostagem, também reduzimos a pressão sobre os recursos naturais necessários para produzir esses alimentos. Acima de tudo, reduzimos o uso de fertilizantes químicos e pesticidas, uma vez que o composto produzido na compostagem fornece nutrientes essenciais às plantas de forma lenta e gradual, ajudando a nutri-las de maneira equilibrada. Isso reduz a dependência de fertilizantes químicos, que podem causar problemas ambientais quando aplicados em excesso.
Esta atividade envolveu cerca de 30 alunos e foi realizada com uma periodicidade semanal. O composto produzido foi usado para os vasos que foram colocados nos espaços exteriores da escola.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Este ano letivo levou-se a cabo a regeneração de alguns espaços ajardinados da nossa escola, de modo a embelezá-la e também aumentar a biodiversidade. Foi na horta que fizemos todas as culturas necessárias a enriquecer os vasos da escola. Envolveram-se ativamente na atividade cerca de 50 alunos, que semanalmente faziam a manutenção destes vasos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Procedeu-se ainda à construção de uma rampa de acesso para alunos com mobilidade reduzida, de modo a que pudessem usufruir da horta e desenvolver atividades.
15.1. Link para a página da horta: