Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Santo António (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há três anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

6 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

126

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos trouxeram de casa algumas das sementes, como favas, ervilhas e feijão para semear na horta da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Promover a educação para o conhecimento da agricultura biológica e seus benefícios;
- Alertar e incentivar para a importância do consumo de produtos biológicos e locais;
- Valorizar uma atividade económica da região, revelando a importância e vantagens do consumo de produtos biológicos;
- Responder a um conjunto de alunos que demonstraram na auditoria ambiental, vontade em colaborar na realização de uma horta na escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos da escola, do jardim de infância e do 1º ciclo, orientados pela professora coordenadora do projeto Eco escolas, são responsáveis pela manutenção da horta. E todas as professoras, em conjunto com a respetiva turma fazem tarefas como: regar ou retirar ervas daninhas, efetuar outras sementeiras/plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

A professora coordenadora do projeto Eco-escolas, em conjunto com os alunos da sua turma e as assistentes operacionais, cavaram o terreno, retirando-lhe as ervas daninhas. Em seguida, os alunos colocaram na terra algum composto, que foi misturado com a terra. Também usamos floreiras para semear as ervas aromáticas, tais como: salsa, cebolinho, manjericão, coentros e hortelã. E para semear as alfaces que depois serão transplantadas para a horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Os alunos semearam: favas, ervilhas, espinafres, feijão, tomate cherry, salsa, cebolinho, coentros, manjericão, hortelã e girassóis. E cuidaram do alecrim, do limonete e das suculentas existentes na horta e nos canteiros.








9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da nossa horta foram utilizados na confeção das refeições servidas na cantina. A nossa salsa é muitas vezes utilizada para esfregar no local onde os alunos são picados pelas abelhas, pois resulta muito bem, tira a dor, a vermelhidão e o inchaço.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos acompanhados pela professora ou pela assistente operacional regam a horta e os canteiros, por vezes com um regador, outras vezes com a mangueira da escola, de manhã cedo e ao fim do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Os alunos do 1º ciclo vão acompanhando, diariamente, todo o processo de crescimento das plantas e assim vão verificando a existência de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apenas as favas apanharam pulgões (afídeo negro), que combatemos borrifando as favas com água e vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta foram bastante significativas tanto para os professores como para os alunos. Foram realizadas 10 aulas na horta, três delas com toda a comunidade escolar: no Dia da Alimentação, no Dia da árvore e primeiro dia de primavera em que semeamos os girassóis e no Dia da Terra, envolvendo 126 alunos, 7 professores e 4 assistentes operacionais. No dia 21 de junho comemoramos a chegada do verão junto aos nossos girassóis, com uma aula sobre a poesia e terminamos brindando com sumo ao fim da primavera e chegada do verão. Estas aulas são de extrema importância para aumentar o conhecimento dos alunos: a identificar os seres vivos, perceber a diversidade de plantas, animais e a compreender a interdependência entre os mesmos, a contribuir na integração do ser humano com os demais componentes da natureza melhorando a qualidade de vida.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Colheita dos feijões, das favas e das ervilhas para a sopa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/eb.ji.sto.antonio