saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há três anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
6 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos:
126
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os alunos trouxeram de casa algumas das sementes, como favas, ervilhas e feijão para semear na horta da escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Promover a educação para o conhecimento da agricultura biológica e seus benefícios;
- Alertar e incentivar para a importância do consumo de produtos biológicos e locais;
- Valorizar uma atividade económica da região, revelando a importância e vantagens do consumo de produtos biológicos;
- Responder a um conjunto de alunos que demonstraram na auditoria ambiental, vontade em colaborar na realização de uma horta na escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os alunos da escola, do jardim de infância e do 1º ciclo, orientados pela professora coordenadora do projeto Eco escolas, são responsáveis pela manutenção da horta. E todas as professoras, em conjunto com a respetiva turma fazem tarefas como: regar ou retirar ervas daninhas, efetuar outras sementeiras/plantações.
7. Como é feita a preparação do solo?
A professora coordenadora do projeto Eco-escolas, em conjunto com os alunos da sua turma e as assistentes operacionais, cavaram o terreno, retirando-lhe as ervas daninhas. Em seguida, os alunos colocaram na terra algum composto, que foi misturado com a terra. Também usamos floreiras para semear as ervas aromáticas, tais como: salsa, cebolinho, manjericão, coentros e hortelã. E para semear as alfaces que depois serão transplantadas para a horta.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Os alunos semearam: favas, ervilhas, espinafres, feijão, tomate cherry, salsa, cebolinho, coentros, manjericão, hortelã e girassóis. E cuidaram do alecrim, do limonete e das suculentas existentes na horta e nos canteiros.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
2kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da nossa horta foram utilizados na confeção das refeições servidas na cantina. A nossa salsa é muitas vezes utilizada para esfregar no local onde os alunos são picados pelas abelhas, pois resulta muito bem, tira a dor, a vermelhidão e o inchaço.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos acompanhados pela professora ou pela assistente operacional regam a horta e os canteiros, por vezes com um regador, outras vezes com a mangueira da escola, de manhã cedo e ao fim do dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Os alunos do 1º ciclo vão acompanhando, diariamente, todo o processo de crescimento das plantas e assim vão verificando a existência de pragas ou doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Apenas as favas apanharam pulgões (afídeo negro), que combatemos borrifando as favas com água e vinagre.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As aulas na horta foram bastante significativas tanto para os professores como para os alunos. Foram realizadas 10 aulas na horta, três delas com toda a comunidade escolar: no Dia da Alimentação, no Dia da árvore e primeiro dia de primavera em que semeamos os girassóis e no Dia da Terra, envolvendo 126 alunos, 7 professores e 4 assistentes operacionais. No dia 21 de junho comemoramos a chegada do verão junto aos nossos girassóis, com uma aula sobre a poesia e terminamos brindando com sumo ao fim da primavera e chegada do verão. Estas aulas são de extrema importância para aumentar o conhecimento dos alunos: a identificar os seres vivos, perceber a diversidade de plantas, animais e a compreender a interdependência entre os mesmos, a contribuir na integração do ser humano com os demais componentes da natureza melhorando a qualidade de vida.
Atividade 2:
Descrição:
Colheita dos feijões, das favas e das ervilhas para a sopa.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/eb.ji.sto.antonio