Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o seu segundo ano de vida.

2. Área aproximada da horta (m²):

45m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania, Clube de Saúde e Ambiente, CAA, Geografia, Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Sistematicamente 20 alunos do clube e sempre que possível duas turmas de cidadania (40), mais os alunos com NEE que frequentam o CAA.

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a oferta de sementes e produtos para plantação na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Estendo a horta situado numa das entradas principais do edíficio escolar, todos a conhecem, todos a observam e todos chamam a atenção para ela.Todos veem quando nela trabalhámos e nos chamam a atenção para a necessidade de efetuar um ou outro trabalho.
Os alunos, aqueles que estão mais diretamente ligados a ela, estão sempre prontos para ir cuidar dela, querendo sempre estar na lista de escala, que é feita semanalmente.
Esta é uma mais valia para os alunos com mais dificuldades.
As disciplinas de ciências e de cidadania aproveitam muitas vezes a horta para deram os seus conteúdos programáticos.
Muitas das nossas alface são utilizadas para a confeção das snades no bar.





6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como já referido o grosso do trabalho da horta está a cargo dos alunos do clube de Saúde e Ambiente e dos seus professores, que todas as quintas-feiras procedem à sua manuntenção, de forma aleternada e rotativa.
A equipa do ensino especial tem também um papel preponderante na sua manutenção, pois com os seus alunos desenvolve nela o seu projeto "Ir e fazer".
Contudo, outros professores também se oferecem para nela prestar serviços.
Em tempo de interrupção das atividade letivas são os funcionários que se responsabilizem pela sua manutenção, mormente, pelas regas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase o solo foi preparado por funcionários da junta de freguesia de Mundão, realizando, assim, um trabalho de parceria com o camunidade, a quem agradecemos de coração.
Nas fases seguintes desde a sementeira, à monda, à remoçãodas ervas daninhas é feitas pelos elementos da comunidade escolas, moremente , pelos alunos do clube e alunos nas aulas de cidadania.
Como nos pautamos por praticar uma agricultura biológica, apenas utilizamos no ato da sementeira estrume de cavalo,.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Até á data fizemos a compostagem de forma artesanal, numa caixa de madeira.
Mas a partir da próxima semana já vamos ser contemplados com um compostor doméstico e um contentor de recolha seletiva de orgânicos, cedidos pela câmara municipal de Viseu.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Depende da época do ano. Mas são, essencialmente, produtos hortícolas, de produção rápida e sazonal, tais como: favas, ervilhas, alfaces, cebola, couves de várias qualidades, beterraba, allho e alho francês, plantas aromáticas. Temos ainda, duas árvores de fruto no espaço d ahorata: limoeiro, laranjeira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Devido às condições climatéricas, o auge da produção ocorrerá lá mais para o final do mês de maio, princípio de junho.
Contudo já recolhemos 5 quilos de favas, 2 de ervilhas, muitos ramos de salsa, muitas alfaces que são vendidas/ distribuídas e ofertadas à unidade, muitos limões e ervas aromáticas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Como já mencionado, alguns, mormente, as alfaces são oferecidas ao bar para serem colocadas nas sandes, outros são colocados à disposição do pessoal docente e não docente para que os adiquiram a um preço justo, outros, como os citrinos são utlizados para fazer sumos com e para os alunos.
Contamos, ter uma banca com os nossos produtos no dia do Arraila Beirão do nosso Agrupamento.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos o cuidado de efetuar as regas pela manhã ou no final da tarde.
A rega é praticamente feita de regadador par evitar desperdiça-la.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Por equanto ainda não foi visível nehuma praga enem doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Sim, mas não diretamente ligados, ou seja, os sobrantes, tipo dolhas de couves e rama de outros produtos são levados para casa de pessoas que têm animais, nomeadamente, galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Mercadinho na escola, como já referido atrás, os produtos postos à venda ainda não foram muitos. Mas todos eles foram rapidamente esgotados e bem aceites pelos compradores.
Os alunos foram envolvidos na apanha dos produtos e na sua colocação à venda. Doravente, serão eles vendedores.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta são sempre motivo de alegria e de motivação.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Consumo dos produtos pelos alunos. Muitas são as sessões do clube onde os alunos fazem as suas limonadas e chá com ervas da horta e fazem grandes momentos de confraternização.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta também tem inspirado os alunos para a elaboração de textos e outros trabalhos.

15.1. Link para a página da horta:

https://clubesa.blogspot.com/