Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos, aqueles que estão mais diretamente ligados a ela, estão sempre prontos para ir cuidar dela, querendo sempre estar na lista de escala, que é feita semanalmente.
Esta é uma mais valia para os alunos com mais dificuldades.
As disciplinas de ciências e de cidadania aproveitam muitas vezes a horta para deram os seus conteúdos programáticos.
Muitas das nossas alface são utilizadas para a confeção das snades no bar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A equipa do ensino especial tem também um papel preponderante na sua manutenção, pois com os seus alunos desenvolve nela o seu projeto "Ir e fazer".
Contudo, outros professores também se oferecem para nela prestar serviços.
Em tempo de interrupção das atividade letivas são os funcionários que se responsabilizem pela sua manutenção, mormente, pelas regas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Nas fases seguintes desde a sementeira, à monda, à remoçãodas ervas daninhas é feitas pelos elementos da comunidade escolas, moremente , pelos alunos do clube e alunos nas aulas de cidadania.
Como nos pautamos por praticar uma agricultura biológica, apenas utilizamos no ato da sementeira estrume de cavalo,.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Mas a partir da próxima semana já vamos ser contemplados com um compostor doméstico e um contentor de recolha seletiva de orgânicos, cedidos pela câmara municipal de Viseu.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Contudo já recolhemos 5 quilos de favas, 2 de ervilhas, muitos ramos de salsa, muitas alfaces que são vendidas/ distribuídas e ofertadas à unidade, muitos limões e ervas aromáticas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Contamos, ter uma banca com os nossos produtos no dia do Arraila Beirão do nosso Agrupamento.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é praticamente feita de regadador par evitar desperdiça-la.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos foram envolvidos na apanha dos produtos e na sua colocação à venda. Doravente, serão eles vendedores.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: