Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EBI/S Marques Castilho (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Na escola existe uma horta há três anos mas por questões de construção de um edifício foi necessário acomodar a horta num novo espaço, o que ocorreu durante o ano letivo 2021-2022

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Cerca de 60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos trouxeram voluntariamente espécies para cultivo na horta escolar, fornecidas pelos encarregados de educação. Alguns alunos também levaram alfaces, couves e aromáticas para as suas casas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este projeto possibilitou a integração curricular com várias áreas disciplinares, uma ligação com os alunos do Curso Profissional de Técnico de Restaurante / Bar e um papel muito especial no desenvolvimento de competências sociais para os alunos portadores de deficiência do Centro de Apoio à Aprendizagem do Agrupamento.
Todos os alunos envolvidos no projeto da horta escolar forneceram um feedback extremamente positivo. Alguns discentes replicaram o projeto de cultivo biológico e de compostagem nas suas casas!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De uma forma global, os alunos têm liberdade para efetuar a manutenção / rega do espaço e, pontualmente, as turmas envolvidas deslocam-se com os docentes quando se trata de realização de tarefas de maior profundidade e complexidade.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado com recurso ao fertilizante retirado do compostor e, sempre que há tempo, é limpo pelos alunos - quando há necessidade de limpeza profunda e nas alturas de plantio, os docentes de Geografia, Cidadania e Desenvolvimento e Ciências cedem parte do tempo da sua disciplina para estas tarefas com as suas turmas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No início do ano letivo foram designados os alunos responsáveis pela recolha de resíduos orgânicos do refeitório escolar e do bar. Esses resíduos são colocados semanalmente no compostor da escola pelos discentes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, alho, cebola, orégãos, pimento, tomate, morango, coentro, lavanda, santolina, hortelã, hortelã pimenta, caril, alecrim, lavanda…

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 20 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A generalidade da produção foi distribuída pelos alunos envolvidos no projeto. Foi possível a distribuição de alface, couve e aromáticas a docentes e funcionários.
Os alunos do curso de Técnico de Cozinha / Bar fizeram igualmente uso de produtos da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos são pontualmente orientados para a rega, apesar de essa tarefa ser feita, geralmente, de forma autónoma.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Alguns alunos monitorizam o crescimento das plantas, incluindo a possível presença de fungos ou pragas nos legumes. Felizmente não foram detetados problemas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: