Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3/S de Baião (Baião)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13

2. Área aproximada da horta (m²):

300

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

17

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Matemática; Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

213

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de Educação, apoiam os as turmas na plantação, rega e mondar as ervas. No Jardim de Infância do Pranhô, integrado no nosso agrupamento de escolas, também existe uma horta-pedagógica, nos mesmos moldes da utilizada no Centro Escolar de Campelo, mas mais reduzida.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os pais trazem utensílios de agricolas, bem como, sementes e pequenas platas para o seu cultivo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em pequenos talhões, de 4x3m destinadas a cada uma das turmas do 1º ciclo. Semanalmente as turmas têm aulas no exterior, efetuando todos os afazeres na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização é efectuada manualmente. Já no que diz respeito à fertilização,é utilizado o composto existente na compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de alimentos orgânico e relva do corte dos jardins.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batateiras, morangueiros, cebolo, feijoeiros, ervilheiras, tomateiros, salsa, limoeiros, tangerineiras, larangeiras, ameixoeiros, macieiras e pereiras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

AInda não foram colhidos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumos para os alunos

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água proveniente de um lago, água essa proveniente de um ribeiro. Semanalmente, uma turma está encarregue de regar as curiosidades/

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até ao momento, nada relatado.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sempre que os conteúdos lecionados forem relacionados com o meio ambiente ou com as plantas, a aula é realizada no exterior da sala de aula, mais precisamente na horta, para que os discentes possam in loco vivenciar com a natureza.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: