Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais ou menos 20 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 45 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio / Treino de Competências Funcionais / Formação Pessoal e Social

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam indiretamente, com os seus likes e comentários na página do Facebook da Escola, quando são realizadas publicações sobre as atividades desenvolvidas neste Projeto. Participam diretamente quando adquirem os produtos hortícolas da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Relativamente aos alunos, com o desenvolvimento deste Projeto, os mesmo têm a oportunidade de: Tomar consciência das vantagens da utilização de composto orgânico na agricultura; Aprender e adotar técnicas da agricultura tradicional e biológica; Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo; Contacto mais direto com aspetos da natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica; Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem; Conhecer as diferentes etapas das culturas hortícolas; Contribuir para o melhoramento e arranjo dos espaços exteriores a escola.
Com o desenvolvimento deste Projeto é ainda possível valorizar a interação entre a Escola e a comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta da Escola visa a dinamização dos canteiros do espaço exterior da escola, de forma a alindar o espaço exterior, assim como proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de algumas atividades agrícolas e de jardinagem.
Dividida em pequenos talhões (2), dando uso a uma parcela de terreno pertencente à escola, cada turma (Sala 2 e Sala 3) tem a oportunidade de cuidar do crescimento de um conjunto diversos frutos e vegetais.
Os produtos cultivados na horta por estas duas turmas são posteriormente consumidos internamente (autoconsumo), uma vez que são utilizados na promoção do Treino de Competências Funcionais.
Sempre orientados pelo professor responsável, os alunos deslocam-se semanalmente à horta, para lá realizarem as tarefas necessárias (preparação do terreno, plantação, monda, rega, colheita, etc.).

7. Como é feita a preparação do solo?

Relativamente à limpeza do terreno, esta é realizada pelos alunos com a orientação dos professores. É realizada manualmente (sem o uso de ferramentas mecânicas) usando os instrumentos tradicionais da agricultura: pás, enxadas; ancinhos, carrinho de mão, etc. As ervas recolhidas nesta limpeza servem posteriormente de alimento aos animais que existem o espaço escolar (galinhas, patos, gansos, faisões, pavões, burros, cavalos).
No que diz respeito à fertilização do terreno, esta é realizada também pelos alunos, com estrume dos cavalos e dos burros que existem no espaço escolar após passar pelo compostor.
Algumas vezes é ainda utilizado húmus de minhoca (tendo por base a decomposição do estrume dos cavalos e dos burros), também produzido na escola, como forma de tornar mais rico o solo para a produção de frutas e vegetais.
Uma vez que, no ano letivo passado uma destas turmas participou no desafio “Segredos da Minha Horta”, nas culturas deste ano foram utlizadas borras de café e casas de ovos triturados para fortalecer o solo e proteger as culturas de pragas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com o estrume dos cavalos e dos burros que existem no espaço escolar, através de dois processos distintos: degradação natural do estrume (compostor); produção de húmus de minhoca.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No presente ano letivo, já foi possível produzir couves portuguesas, estando no momento plantados alfaces e diversas ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã, etc.). Está ainda previsto realizar a plantação de tomateiros e de feijão verde, no seu devido tempo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Couves Portuguesas – 10 Kg; Alfaces – 5Kg; Ervas aromáticas – 2Kg; Tomate: 10 Kg (estimativa); Feijão Verde: 15 kg (estimativa).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos cultivados na horta por estas duas turmas são posteriormente consumidos internamente (autoconsumo), uma vez que são utilizados na promoção do Treino de Competências Funcionais (confeção de pequenas refeições e/ou venda na comunidade escolar - pais e funcionários).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita nos períodos menos quentes do dia, sempre que necessário, em parceria com o Projeto Água, Fonte de Vida, que, entre outras ações, realizada a recolha/armazenamento da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Esta monitorização é realizada através da observação direta sempre que se realizam trabalhos na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Durante a produção de couves (tipo portuguesa) as mesmas foram atacadas por lagartas que devoraram parte das sua folhas. Para combater esta pragas as minhocas foram retiradas manualmente pelos alunos e as couves foram colhidas mais cedo para se evitar a sua perda total.
As couves tiveram que ser plantadas uma segunda vez, pois a primeira plantação de couves foi consumida pelos gansos que andam à solta na escola (porta de acesso à horta ficou aberta).
Atualmente as alfaces que estão plantadas já foram protegidos contra as lesmas, uma vez que junto ao seu caule foi espalhado borra de café (Dica do Desafio Segredo da Minha Horta).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

galinhas, patos, gansos, faisões, pavões, burros, cavalos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de Caldo Verde – Com as couves (tipo portuguesa), em meados do mês de janeiro, os alunos de uma das turmas envolvidas neste Projeto, confecionaram na sala de aula uma sopa (Caldo Verde), com o auxílio dos professores e auxiliares. Esta atividade foi posteriormente divulgada na página do Facebook da Escola e teve um conjunto de reações (likes e comentários) bastante positivos. Com esta atividade, foi possível fortalecer o sentido ecológico no âmbito da formação pessoal e social dos alunos, bem como promover hábitos de alimentação saudável (Objetivos dos Projetos Horta Pedagógica e Alimentação Saudável - Programa Eco-Escolas).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Preparação de novas plantações - Pensando em futuras plantações, em sala de aula, foi tempo de colocar na terra as sementes dos próximos tomateiros e feijoeiros, no âmbito do Projeto Horta Pedagógica (Projeto Eco-Escolas). Utilizado tubos do papel higiénico, potes de iogurte e húmus produzido na nossa escola, as sementes foram colocadas para germinar. Depois de regadas e acondicionadas num espaço “quentinho” e com muita luminosidade, é só esperar que cresçam fortes e saudáveis, para na altura adequada serem transplantadas para o exterior. Esta atividade foi posteriormente divulgada na página do Facebook da Escola e teve um conjunto de reações (likes e comentários) bastante positivos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Venda de Ervas Aromáticas - Aproveitando o bom tempo que se fazia sentir, foram iniciados os trabalhos de manutenção/preparação na estufa, nomeadamente: retirar as ervas; revolver o terreno; adubar a terra (com estrume dos cavalos), para receber as novas sementes, que no seu devido tempo darão uma nova produção de ervas aromáticas. No meio destes trabalhos, foi possível retirar ainda alguns “pezinhos” de salsa e hortelã, que brotaram devido à chuva que se fez sentir nas últimas semanas. E como na Sala 2 nada se desperdiça, esses “pezinhos” foram limpos, arranjados e vendidos por alguns alunos em diferentes salas no Centro.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Educação Ambiental constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, formando munícipes mais exigentes e mais ativos na construção de um território com mais qualidade.
A agricultura ou a jardinagem como atividade de lazer, ocupação dos tempos livres, ou até mesmo integrada nos currículos escolares proporciona ao aluno com Necessidades Educativas Especiais benefícios de nível cognitivo, sócio afetivo e motor.
Visando desenvolver o sentido ecológico no âmbito da Formação Pessoal e Social dos alunos, bem como o estímulo pela aquisição de hábitos de alimentação saudável, a nossa escola, juntando vários elementos da comunidade educativa, mais um ano letivo decidiu dar continuidade à horta pedagógica, na qual professores, alunos e funcionários se têm encarregado da sua manutenção.
Sendo o Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, uma Escola onde já está enraizada a cultura ecológica e onde todos estão conscientes de que a natureza é a nossa herança e que devemos amá-la e respeitá-la, este projeto visa valorizar os espaços de cultivo como fonte de riqueza que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades.

15.1. Link para a página da horta:

Página do Facebook da Escola (onde são divulgadas as atividades dinamizadas no âmbito de Projeto): https://www.facebook.com/Centro-S%C3%B3cio-Educativo-341917076270030