Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Externato de Nossa Senhora da Conceição (Porto Santo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Eco-Clube

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas famílias fornecem sementes e plantas pequenas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos ficam mais sensibilizados para o consumo de produtos biológicos e revelam gosto pela dinâmica da horta. A mensagem é transmitida aos pais, através dos seus educandos, refletindo-se num aumento do consumo de produtos hortícolas biológicos e na produção dos mesmos em suas casas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Duas vezes por semana, na hora de OTL (das 17h às 18h), um grupo de alunos das turmas de 3º e 4º ano faz a manutenção e rega a horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente o solo é descompactado com recurso à enxada e posteriormente é adicionada matéria orgânica, proveniente da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de legumes e cascas de fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: couve, batata-doce, abóbora, alface, cenouras, pepinos, salsa, morangos, rúcula, erva-cidreira, erva-príncipe, tremoços

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 20kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos são consumidos na escola, como a alface e a rúcula e os restantes são distribuídos pelos funcionários da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no final da tarde, com recurso a uma mangueira e regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Uma vez por semana, o grupo de alunos que faz a manutenção e a rega da horta verifica a existência de pragas nas plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Frequentemente é necessário combater a praga do caracol, com recurso a uma solução caseira e com um borrifador.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No decorrer do segundo período foram confecionadas sandes com alface da horta.
No terceiro período será confecionada uma sopa (caldo verde) com batata doce e couves da horta.

Nota: As fotografias serão inseridas posteriormente na plataforma.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: