saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
7 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
110m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Projeto Ser Mindfulness, 3º e 1º anos -curricular e Clubes
3.3. N.º de alunos envolvidos:
82
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que se considere pertinente, quer através da colaboração com sementes, plantas para a horta, no escoamento dos produtos ou nos projetos em torno da horta e do projetos Eco- Escolas (confecção de alimentos).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta continua a ser na nossa escolas um local de interesse dos alunos, que gostam de explorar o espaço, mexer na terra, de ver a evolução das culturas ao longo do tempo, de semear/plantar e cuidar (regar, tirar ervas, fertilizar) e ver o crescimento das plantas, cultivá-las e colher os frutos do seu trabalho, levando o feedback do seu trabalho para as famílias e comunidade bem como e alguns dos produtos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente os alunos de cada turma vão à horta, e são responsáveis pelo seu espaço, a sua manutenção, rega e as culturas que semeiam/plantam.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita pelos alunos de cada turma responsáveis por um dos espaço, onde cada decidem o que plantar/ semear e do qual são responsáveis. Os docentes e o jardineiro da escola por vezes dão alguma ajuda.
A fertilização é feita com o composto e cinzas de materiais da carpintaria queimados, bem como fertilizantes naturais provenientes da limpeza dos habitáculos dos animais da horta.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A Compostagem é feita com restos de legumes e vegetais da cozinha, que os alunos da Brigada da Compostagem colocam diária ou semanalmente, com as folhas do jardim , aparas de lápis e aparas
de madeiras da carpintaria.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas, árvores de fruto (bananeiras, papaieira, tangerineira, maracujaleiro...), legumes variados, cebolas, batata doce, vários tipos de alfaces e couves, tomates, abobreiras, milho, pimentões, pinpeneleira, favas, courguetes...
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
3 a 4 kg por cultura de legumes (ex: couves) por altura das colheitas)
10 a 15 kg por cacho de banana
vários kgs de papaia /tangerina (na época)
Várias abóboras médias
15 ovos +_ por semana
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
- Mercadinho Escolar (online), onde são colocados os legumes/frutos colhidos e os docentes/alunos/pais reservam
- Alimentação escolar
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- Através da água da chuva recolhida num Bidon, em conjunto com água da companhia normalmente de manhã cedo.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Mensalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Coelhos; galináceos e outros como (perdizes, rolas, periquitos, hamster, porquinhos da índia, peixes, e tartarugas)
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nos dias assinalados do Plano Anual de Atividades realizamos algumas receitas com produtos da horta. Exemplos; Batido de banana; Bolo com beterraba para o Hastear da Bandeira Verde; sopas e saladas.
Atividade 2:
Descrição:
Clube do Ambiente/ Eco-Escolas; Exploração, criação e cuidado de espaços com vários tipos de plantações; Cuidado dos habitáculos dos animais; Brincadeiras livres no espaço...
Atividade 3:
Descrição:
Aulas ao ar livre
15. Outros aspetos de realce da horta:
Recreios realizados no jardim/ horta nos quais as crianças podem explorar as ervas aromáticas, trepar as árvores e mexer estar em contacto com os animais...
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/ecoeb1pontadosol/