Herbário da Horta
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Desafio: Herbário da Horta
N.º de participantes:
17
Ano de Escolaridade:
2.º ano
Páginas do Herbário:
Memória descritiva:
O presente projeto “Herbário da Horta” ficou sob a responsabilidade da professora titular do 2.º ano de escolaridade e da professora responsável pelo projeto Eco-Escola. Uma vez que a turma em questão iniciou o estudo sobre as plantas espontâneas e cultivadas, no âmbito do Projeto de Estudo do Meio, tornou-se pertinente a participação neste projeto.
Este iniciou com uma 1.ª aula no exterior, no espaço da Horta, da escola, para a exploração e reconhecimento do espaço e de todas as plantas existentes. Houve um reconhecimento sobre a importância da agricultura para a sustentabilidade e para o bem-estar do Planeta Terra.
As crianças compreenderam que existem diferentes tipos de plantas (espontâneas/cultivadas; plantas que vivem em ambientes com terra, areia, água, nas rochas, nos muros...). Em relação a este primeiro aspeto, a turma procedeu à exploração e identificação das plantas existentes na Horta, que por si se diferenciam por serem espontâneas ou cultivadas. Consoante o número de espécies identificadas e com a proximidade de um feriado municipal, a Quinta-Feira da Ascensão, uma criança recordou que na nossa Horta temos presente todas as plantas que fazem parte do ramo da espiga (folha de Videira; folha de Oliveira; Papoila; Alecrim; Malmequer e Espiga). Deste modo, decidiu-se que seriam estas as plantas a selecionar para o nosso Herbário e as crianças começaram a colher apenas um elemento por espécie. Sendo que muitas outras plantas, mais propriamente as cultivadas já estavam praticamente em faze de colheita, sendo impossível colocá-las no caderno do Herbário.
Já numa 2.ª aula a turma procedeu à elaboração do Herbário, havendo anteriormente, uma pesquisa, através do computador, dos nomes das espécies. Foi necessário também rever as partes constituintes de uma planta (raiz, caule, flor, folha e fruto), conteúdo lecionado no 1.º ano de escolaridade.
Todos as crianças do 2.º ano de escolaridade, cerca de 17 crianças, participaram na sua elaboração através da colocação da planta no caderno (escolhendo a sua posição, consoante a sua sensibilidade estética); identificação da planta, através do seu nome vulgar e científico; reconhecimento do local da colheita (com data, distrito e concelho) e distinção das partes estruturantes da planta. A aplicação iNaturalist ajudou bastante no reconhecimento das plantas, assim como na denominação vulgar e científica. Ainda consideraram pertinente incluir o significado de cada espécie, relacionando assim por completo o valor de cada planta para o ramo, que todos os anos é criado no feriado municipal da Marinha Grande, o Dia da Espiga ou Quinta-feira da Ascensão. O ramo deve ter espigas que representam o pão, malmequeres que representam a riqueza (ouro e prata), papoilas que representam o amor e a vida, ramos e folhas de oliveiras que representam paz, videira que representa alegria e alecrim que representa saúde e força.
A criação do Herbário permitiu abordar conteúdos programáticos da disciplina de Estudo do Meio, mas também relaciona-los com vivências reais e familiares, que pertencem à cultura da nossa comunidade. As crianças vivenciaram experiências significativas e efetivas, para além de lhes permitir relacionar conhecimentos prévios, das suas experiências diárias, com novos conhecimentos.
Registo fotográfico: