Herbário da Horta
Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)
Desafio: Herbário da Horta
N.º de participantes:
12
Ano de Escolaridade:
11.º
Páginas do Herbário:
Memória descritiva:
Os alunos da turma A do 11º ano foram desafiados pela docente da disciplina de Biologia-Geologia, Ana Catarina Novais, a realizar um trabalho de grupo cujo tema seria: “AGRODIVERSIDADE: UM PROCESSO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL?”.
Primeiramente, foi solicitado aos alunos que selecionassem algumas espécies vegetais produzidas, colhidas e consumidas localmente e, de seguida, procedessem à pesquisa de informações importantes sobre as espécies vegetais selecionadas e de interesse a utilizar na horta escolar, atendendo aos seguintes aspetos:
– nome vulgar da espécie;
– nome científico da espécie;
– condições de propagação (estação do ano; condições de temperatura/humidade; período de germinação);
– manutenção necessária;
– período de colheita;
– utilização da planta no quotidiano.
A próxima etapa consistia na realização de uma visita aos mercados com o objetivo de obter algumas das respostas necessárias para a continuação do trabalho, consultando os rótulos ou conversando com os feirantes. Aí, os alunos deviam registar onde foi colhido ou produzido o alimento que normalmente utilizam (local ou importado) e a época de produção (sazonal ou durante todo o ano).
Por fim, elaboraram placas para identificação das plantas na horta adicionando um círculo verde para os alimentos produzidos localmente e vermelho para os produtos importados; verde para os produtos sazonais e vermelho para os produzidos durante todo o ano.
Aproveitando o trabalho de pesquisa, os alunos deram início a produção do herbário. Como auxílio da prensa de secagem (cedida pela docente), transformaram as plantas escolhidas na horta numa coleção de plantas prensadas e secas. Para tal, os discentes arrecadaram jornais antigos que foram utilizados para desidratar as plantas. A troca de jornais foi, inicialmente, realizada diariamente (para que não se iniciasse o processo de decomposição devido à humidade acumulada nas folhas de jornal), tornando-se essa tarefa, com o passar do tempo, cada vez menos frequente.
Seguiu-se a recolha do material necessário para a montagem do herbário, acrescentaram-se as legendas das partes constituintes de cada planta, tendo a professora aproveitado o momento para dar a conhecer aos alunos as regras de classificação dos seres vivos e da nomenclatura científica.
Registo fotográfico: