Herbário da Horta
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Desafio: Herbário da Horta
N.º de participantes:
20
Ano de Escolaridade:
4 Ano
Páginas do Herbário:
Memória descritiva:
Memória descritiva
Definição do Problema: Criação de um Herbário a partir das plantas existentes na Bio-Horta da Escola, com recurso à investigação digital, dando importância a atitudes de preservação e conhecimento da fauna que nos rodeia.
Planificação do trabalho: Dar importância à sustentabilidade e à agricultura biológica, tendo necessidade de conhecer e explorar a parte biológica das plantas. Desta forma, recorreu-se à exploração digital, tendo em conta as novas diretrizes do Ministério de Educação. Assim, secaram-se cada espécie entre folhas de jornal, depois observaram-se os pormenores, observando o tipo de folhas, flores, caule e raiz. Nas aulas de Tic, pesquisou-se na Wikipédia o nome das espécies em latim. Deu-se importância ao conhecimento das plantas, como se devem plantar e cuidados a ter para as plantas crescerem e darem origem a alimentos, fazendo parte do ciclo alimentar. Diálogo com os alunos para a sensibilização de cuidar, preservar e saber cultivar plantas para uma alimentação saúdável e sustentável.
Objetivos: Fomentar a abertura ao mundo que nos rodeia. Facilitar a aquisição de conhecimentos. Envolver os alunos na pesquisa e realização de trabalho. Estudar espécies diferentes de plantas. Dar importância à Natureza.
Pesquisa: A recolha de informação foi feita através da visualização de livros e da utilização dos recursos digitais para aprofundar conhecimentos.
Apresentação e avaliação do trabalho: Apresentação no terceiro Conselho Ecoescolas, em que todos os participantes irão ter oportunidade de observar o Herbário realizado
Características do trabalho: Realização de um livro, onde foi feito através de papel reciclado, com plantas secas e características gerais de cada espécie.
Quantos alunos participaram: 20 alunos do 4º AR da Escola Básica das Ribeiras
Professores envolvidos: Professora Cândida Ribeiro
Registo fotográfico: