Herbário da Horta
Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)
Desafio: Herbário da Horta
N.º de participantes:
24
Ano de Escolaridade:
Pré-escolar
Páginas do Herbário:
Memória descritiva:
Este trabalho HERBÁRIO DA HORTA foi o culminar de vários projetos desenvolvidos na sala nº 3. É uma sala heterogénea constituída por um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos.
Tudo começou com uma conversa em grande grupo sobre alimentação saudável e não saudável, tema esse que despertou muito interesse nas crianças e que fez com que nos debruçássemos mais sobre a temática.
Fizemos uma visita ao mercado municipal para termos contato com vários produtos alimentares e também para que as crianças conhecessem outra realidade que não o supermercado. Desta visita, porque os vendedores acharam graça ao interesse das crianças sobre os produtos que estavam a vender e também porque iam demonstrando conhecimento que eram tudo coisas saudáveis, ofereceram vários produtos. No percurso para a escola e em conversa, decidimos fazer uma sopa de espinafres, ajudamos a confecionar a sopa, preparando os legumes. Pedimos ajuda à nutricionista da escola para nos falar mais sobre alimentação saudável. Foram dinamizadas várias atividades de forma a dar conhecer as crianças outros sabores, no âmbito dos produtos saudáveis.
A partir deste interesse surgiu a ideia de criarmos uma horta de forma a consciencializar as crianças para a importância do consumo de alimentos que respeitem os princípios da agricultura biológica e sustentável. Partimos então para a criação da nossa horta biológica. Fizemos uma pesquisa dos legumes que podíamos plantar naquela época. Com a ajuda de um avô preparámos o terreno, plantámos e semeámos vários legumes ervilhas, favas, beterrabas, alfaces, alho francês, morangueiros, salsa e coentros. Tínhamos como função cuidar da nossa horta diariamente, onde verificávamos se era necessário regar, arrancar as ervas ou se tinham algum tipo de praga. Com o decorrer do tempo verificamos que as nossas favas foram atacadas por “piolho” e como a nossa horta tinha o intuito de ser biológica não podíamos colocar nenhum tipo de pesticidas. Fizemos uma pesquisa sobre o que podíamos colocar sem prejudicar os nossos legumes e descobrimos que podíamos colocar uma solução de vinagre e água.
Para que as crianças percebessem melhor o processo de germinação das sementes que tínhamos na nossa horta, resolvemos fazer uma experiência com favas e ervilhas, colocando algodão num frasco com a semente. Cada criança, tinha como função observar e registar a evolução do processo, quando este tivesse concluído, cada criança levava a planta para casa e fazia a transplantação.
No seguimento desta tarefa recolhemos da nossa horta alguns espécimes para conhecer a constituição dos legumes e assim começarmos a elaborar o nosso herbário da horta. Com ajuda do computador fomos pesquisar os nomes técnicos para conhecer e analisar se todos os legumes tinham a mesma constituição ou se havia diferenças e também para atribuirmos o nomes corretos aos constituintes (caule, bolbo, raiz, etc.).
Continuamos regularmente a cuidar da nossa horta, e quando ficou cheia de ervas e tivemos que ir retirá-las, aproveitamos e sachamos para que os nossos legumes crescessem fortes.
De forma a proteger e tornar a nossa horta mais bonita decidimos construir um espantalho.
Chegada a hora da colheita de alguns legumes fomos todos contentes colher as favas ervilhas e alfaces. Depois da colheita descascamos as leguminosas e fizemos umas sopas maravilhosas. Com a nossa alface fizemos uma salada e descobrimos que realmente os nossos legumes tinham um sabor especial, eram deliciosos.
Registo fotográfico: