Herbário da Horta

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Desafio: Herbário da Horta

N.º de participantes:
30

Ano de Escolaridade:

Páginas do Herbário:

Memória descritiva:
Ao longo do segundo semestre do presente ano letivo, a turma 6.º1 da Escola EB 2, 3 Júlio Brandão, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, decidiu abraçar o projeto Herbário da Horta.
Esta atividade, que à partida seria desenvolvida no âmbito dos temas Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, depressa envolveu outras disciplinas como Português, Ed. Visual, Ed. Tecnológica, Ed. Musical e Inglês.
Assim a turma decidiu construir um herbário um pouco diferente, onde não constassem apenas plantas com a sua designação corrente e científica, mas também algumas indicações populares sobre o seu uso, curiosidades, textos literários, canções, músicas, receitas, … Desde há séculos que o homem recolhe da Natureza alimentos e medicamentos. O mundo à nossa volta é um manancial de produtos gratuitos. Em cada bosque, sebe ou prado encontramos uma despensa ou farmácia ao nosso alcance.
Deste modo, e tendo a organização do herbário sido decidida, começaram os trabalhos. Face à profusão de plantas existentes na horta da nossa escola, a turma começou por fazer uma seleção de cerca de 30 espécies. As plantas foram colhidas na horta da escola e no concelho de Fafe, na freguesia de Várzea Cova, na horta da “avó Laura”. Cada aluno ficou responsável pelo desenho e pela pesquisa de uma planta. Feita a secagem das plantas (ao longo de várias semanas), e findas as pesquisas e a redação dos textos, “só” faltava a montagem de todos os elementos do nosso Abc d’Herbário. Felizmente, tínhamos a ajuda do Prof. Jorge Ferreira e da Prof.ª Sónia Barreiras.
Para finalizar, resta referir que a criação deste herbário teve como base a articulação entre várias disciplinas, a escola e o meio, com vista ao desenvolvimento de princípios, valores e competências inscritas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, assim como ao desenvolvimento de atitudes responsáveis em prol da sustentabilidade ecológica e da preservação do Planeta Terra.

Registo fotográfico: