Herbário da Horta
Escola EB 2,3 de Arrifana (Santa Maria da Feira)
Desafio: Herbário da Horta
N.º de participantes:
12
Ano de Escolaridade:
5.º ano de escolaridade
Páginas do Herbário:
Memória descritiva:
Memória descritiva.
Consolidar nos jovens a ideia de sustentabilidade não é fácil. Pense só como é complexo explicar a um jovem ou adolescente que cortar árvores pode interferir na camada de ozono. Que as plantas ajudam a limpar o ar que respiramos e que as matas, os prados marinho são essenciais à vida do grande condomínio que é a Terra.
As crianças e os jovens não vão adquirir essa noção macro sobre necessidade da preservação ambiental e sustentabilidade tão cedo. Ainda assim, eles podem perceber desde bem cedo como as plantas estão ligadas ao seu dia a dia – a começar pelos alimentos – e, mais para frente, ampliar essa perspetiva para a sua cidade, seu país e o planeta.
Antes de mais, plantas são seres vivos. Da mesma forma como acontece com os animais de estimação, elas são responsabilidade de todos na escola ou em casa. Além de poderem observar os diferentes formatos e cores das folhas e flores, sentir as texturas e provar os frutos, o olfato também pode ser bastante privilegiado, sobretudo com as ervas aromáticas. O próximo passo, depois de começarem a diferenciar a hortelã do manjericão e os orégãos, o alecrim, é mostrar como as plantas também podem melhorar o sabor da comida. Que tal colocar as mãos na terra agora mesmo? Foi o que fizeram os alunos do Clube Eco-escolas, da Escola Básica e Secundária de Arrifana – S.M. da Feira
Se melhor pensaram melhor fizeram, resolveram e desmaterializaram o herbário transformando-o em formato digital mais concretamente, um site colocado na página da escola, no projeto Eco-escolas, com o link https://sites.google.com/agrupamentoarrifana.com/herbariodeplantasaromaticas/in%C3%ADcio.
Foi feito um formulário no Google Forms aos alunos para se verificar as aprendizagens informais que este s haviam conseguido.
Aí poder-se-á observar todo o aturado trabalho realizado pelos alunos e docentes que resultou, em nossa opinião, num belíssimo site de aromáticas da nossa escola.
Quanto ao trabalho em base dossiê, ficou para as aulas de ciências da natureza e irá ter continuidade futura bem como o site que agora é de acesso público e já saiu do âmbito da escola.
O coordenador
Antero Resende
Nota - O termo Nomenclatura das plantas vem da nomenclatura botânica que é a disciplina que trata de dar nomes “aos taxa” por meio de princípios e regras listados pelo Código Internacional de Nomenclatura Botânica. (ICBN) Os princípios e regras de nomenclatura botânica tem sido desenvolvidos e atualizados ao longo de diferentes épocas.
Os nomes científicos são binomiais, compostos por duas palavras latinizadas. A primeira palavra é o gênero, a segunda é o epíteto específico e pode ser um adjetivo, um nome por aposição ou um nome possessivo. O nome científico é escrito em itálico ou sublinhado. A primeira letra do nome genérico sempre é maiúscula. O ICBN recomenda que o epíteto específico seja escrito sempre em letra minúscula.
Registo fotográfico: