Segredos da Horta

Escola Básica da Freguesia da Carvoeira (Mafra)

Desafio: Segredos da Horta

Ano de Escolaridade:
Pré- escolar

N.º de participantes:
65

Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):

Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
Segredo 1- Fertilização do solo
1º passo – Pesquisa na internet e junto da família (alguns avós agricultores e engenheiros agrónomos) como fazer um fertilizante que alimente bem as nossas plantas para não termos de utilizar produtos químicos.
2º passo – Após a recolha de informação, fizemos um recado para as famílias solicitando o envio de cascas de banana, cascas de ovo e borras de café. Pois, descobrimos que o café, as cascas de banana e de ovos possuem nutrientes (nitrogénio/azoto, potássio e cálcio), que ajudam a crescer, as nossas plantas e também afastam algumas pragas como as lesmas e caracóis.
3º passo – Cortámos as bananas em pequenos pedaços, triturámos as cascas de ovos, juntámos tudo com as borras de café e colocámos dentro de um balde, durante alguns dias.
Depois colocámos na terra e misturámos muito bem. Por fim, plantámos e semeámos alguns produtos hortícolas.
4º passo – Fomos cuidando e acompanhando o crescimento das nossas sementes e plantas. Observámos que elas estão a desenvolver-se e crescer bem.
Segredo 2 – consociação de plantas
1º passo - Antes de plantar ou semear algumas culturas na nossa horta biológica, fomos pesquisar na Internet quais os vegetais ou frutas que eram “amigos”, ou seja, que partilham o mesmo espaço físico, os nutrientes, a água e a luz solar, crescendo harmoniosamente.
2º passo - Após a pesquisa, plantámos morangueiros junto das alfaces, alfaces ao lado do cebolinho, o cebolinho junto dos rabanetes e dos tomateiros.
3º passo - Pudemos observar um bom desenvolvimento e crescimento de todas as culturas.
Segredo 3 - controle de pragas
1º passo - Observação na horta das pragas ( caracóis e formigas)
2º passo – Pesquisa na internet de como combater as referidas pragas, utilizando produtos naturais.
3º passo – Descobrimos quais as plantas e substâncias adequadas ao combate das diferentes pragas.
4º passos – Plantámos alfazema, hortelã, manjericão, arruda e colocámos ao redor da horta bicarbonato de sódio, canela e sal.

Memória descritiva:
Cada grupo de jardim de infância desenvolveu um trabalho de projeto (segredo da horta).
Todo o processo foi desenvolvido com base na metodologia de trabalho de projeto. Após a identificação dos problemas da nossa Horta (fraco crescimento dos hortícolas plantados e a existência de algumas pragas como caracóis e formigas). Desenvolveu-se trabalho de pesquisa no sentido de descobrir a solução para os problemas identificados. Após as descobertas, os alunos registaram graficamente e fotograficamente as descobertas e os diferentes passos a seguir. Em conselho eco escolas comunicaram os segredos da horta bem como, os processos a seguir.