Segredos da Horta
1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)
Desafio: Segredos da Horta
Ano de Escolaridade:
Todos os anos de escolaridade
N.º de participantes:
295
Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):
Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
Procedemos à plantação de um canteiro nativo, representando uma amostra da flora nativa de norte para sul do território continental português.
A construção de um charco, elemento de fixação de biodiversidade e importante recurso para muitas espécies nos meses mais secos do ano, é uma interessante medida de valorização da área ajardinada. A criação deste micro-habitat em contexto urbano, permitirá inserir no ambiente escolar uma amostra dos ecossistemas aquáticos portugueses, bem como de algumas espécies nativas bem características destes meios. A introdução da rã-verde no charco permitirá enriquecer auditivamente a envolvente escolar com um som primaveril característico e acolhedor, que remete para os recantos mais selvagens dos ambientes fluviais.
Integrado na proximidade do charco, instalou-se de um comedouro para aves, mais particularmente para passeriformes.
Procedeu-se também à colocação de caixas-ninho para pequenas aves canoras, brindando as espécies que estão dependentes de cavidades naturais para se reproduzir com uma estrutura artificial capaz de servir esse propósito.
A intervenção visou utilizar ao máximo as estruturas existentes, aumentando o espaço útil de cultivo com facilidade de acesso e maneio (mais 5 canteiros retangulares e 2 canteiros irregulares à volta das árvores). Por outra parte, considerou-se também a necessidade de melhorar a capacidade produtiva dos canteiros existentes, através da incorporação de matéria orgânica. Para uma melhor demonstração dos ciclos biológicos, instalou-se um compostor que servirá para reutilizar resíduos orgânicos originados na própria escola e no futuro ser uma fonte de nutrientes para a horta, fechando deste modo um círculo biológico da
produção de alimentos.
Memória descritiva:
Viemos mostrar a implementação de várias intervenções no jardim da escola, por forma a torná-lo mais sustentável, amigo da biodiversidade, valorizador dos recursos endógenos e apto para o desenvolvimento de educação ambiental em múltiplas vertentes.
A adoção deste projeto, bem como da filosofia de sustentabilidade que a ele está diretamente agregada, permitirá obter uma área ajardinada mais biodiversa, nativa, mais resiliente às alterações climáticas e abundante em formas, cores, cheiros e texturas.
Foi realizada uma Exposição Final de Ano com ilustrações feitas pelos alunos, no propósito de todo o projeto.