Segredos da Horta
Escola Básica Elias Garcia (Almada)
Desafio: Segredos da Horta
Ano de Escolaridade:
3.º ano, turma B
N.º de participantes:
25
Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):
Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
Estudar o espaço da horta;
Decidir qual o melhor local para colocar um espantalho;
Fazer vários desenhos de espantalhos entre a turma, para decidir qual o mais adequado;
Registar/ recolher os materiais necessários;
Construir e colocar o espantalho.
Memória descritiva:
À medida que os alunos iam à horta, eram questionados sobre propostas para preservar os vegetais já plantados e até as sementes que colocavam na terra. Propuseram a colocação de um espantalho para afastar os pássaros.
Em aula, com a professora do 1.º ciclo, enquanto alguns alunos desenhavam as fases de crescimento dos legumes e a sua constituição, outros iam desenhando várias hipóteses de espantalhos.
Apresentariam os desenhos à turma e escolheriam qual o vencedor.
Iriam recolher os materiais necessários para a construção do espantalho e colocá-lo na horta.
Uma vez que os alunos que acompanharam desde o início o crescimentos dos seus legumes, desenvolveram um grande sentido de pertença, envolvendo-se ativamente na criação dos espantalho.