Segredos da Horta
Escola Básica Vendas Novas n.º 1 (Vendas Novas)
Desafio: Segredos da Horta
Ano de Escolaridade:
Alunos de todos os anos de escolaridade, do Ateliê de Ciências Naturais, de PLNM, Físico e Química, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento, Brigada da Horta entre outros...
N.º de participantes:
Aproximadamente 180
Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):
Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
Face ao considerável número de iniciativas segue-se uma breve síntese de cada um dos segredos mencionados.
Cinza da lareira para o solo da horta pedagógica: construção do deposito de cinzas da lareira; instalação do depósito no portão de entrada da Escola; elaboração de cartazes para a campanha de recolha de cinzas da lareira; divulgação da campanha na página web do Agrupamento; utilização das cinzas recolhidas na horta pedagógica da Escola
Cascas de ovos para o solo da horta pedagógica: elaboração de cartazes para a campanha de recolha de cascas de ovos; divulgação da campanha na página web do Agrupamento; utilização das cascas recolhidas na horta pedagógica da Escola.
Café das cápsulas: elaboração de cartazes para a campanha de recolha de cápsulas; recolha e extração do café das cápsulas; utilização café na horta pedagógica da Escola.
Rega gota a gota: recolha de garrafões na Escola, colocação dos mesmos junto das árvores da horta pedagógica.
Flores na horta pedagógica: Execução de viveiros, aquisição de arbustos de aromáticas, manutenção de arbustos existentes, plantação de flores pela horta em especial integrados em canteiros de hortícolas.
Memória descritiva:
Face ao considerável número de iniciativas segue-se uma breve síntese de cada um dos segredos mencionados.
Cinza da lareira para o solo da horta pedagógica: construção e instalação do depósito para recolha de cinzas da lareira na escola; elaboração de cartazes para a campanha de recolha de cinzas da lareira; divulgação da campanha na página web do Agrupamento; utilização das cinzas recolhidas na horta pedagógica da escola (as cinzas provenientes da queima de madeira da lareira, são muito ricas em compostos minerais, tais como cálcio, magnésio e fósforo e por isso benéficas para a correção do pH do solo, utilização das cinzas junto aos muros e nos canteiros para afastar caracóis e lesmas das plantas).
Cascas de ovos para o solo da horta pedagógica: elaboração de cartazes para a campanha de recolha de cascas de ovos; divulgação da campanha na página web do Agrupamento; utilização das cascas recolhidas na horta pedagógica da Escola (depois de trituradas e incorporadas no solo, utilizaram-se para enriquecimento deste em minerais, em especial cálcio e à superfície dos canteiros para impedir que caracóis e lesmas destruíssem as plantas hortícolas).
Café das cápsulas: elaboração de cartazes para a campanha de recolha de cápsulas; recolha e extração do café das cápsulas; utilização café na horta pedagógica da Escola ( incorporado no solo para enriquecimento deste em minerais).
Rega gota a gota: Iniciativa conjunta dos professores Coordenadora Eco Escola e Física e Química como forma de poupar alguma da agua para rega e manter as árvores com a necessária humidade; recolha de garrafões na Escola, colocação dos mesmos junto das árvores da horta pedagógica. O controle da água foi realizado pelo grupo de alunos da Brigada da Horta.
Flores na horta pedagógica: Foram feitos diversos viveiros, ao longo do ano letivo, para posterior plantação de flores quando da preparação de canteiros de hortícolas. Os viveiros foram feitos por alunos em sala de aula e pela Brigada da Horta; também se adquiriram alguns arbustos de aromáticas e se fez a manutenção dos já existentes (as flores serviram umas para afastar pragas e outras para atrair polinizadores).