Segredos da Horta

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Desafio: Segredos da Horta

Ano de Escolaridade:
5.º, 7.º, 8.º e 9.º ano - Alunos da Unidade de Apoio Especializado (UAE)/Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)

N.º de participantes:
10

Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):

Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
Segredo 1 - Aproveitamento de cascas de ovos para adubação dos canteiros: Os alunos da UAE, docentes e assistentes operacionais recolheram cascas de ovos, cujo seu interior foi previamente utilizado para diversos fins. Dispuseram-se as cascas num alguidar, ferveram água e despejaram a água quente por cima das cascas, de forma a remover possíveis impurezas. Posteriormente, retiraram-se as cascas do alguidar onde estavam, com a ajuda de um coador e colocaram-se a secar em local arejado durante alguns dias. Quando estavam totalmente secas, colocaram-se numa taça e os alunos esmagaram-nas em pedaços pequenos. Foram armazenadas em frascos de vidro e utilizadas para adubar os canteiros da nossa pequena hortinha. Para tal, colocou-se uma colher de sopa rasa, junto da planta, que foi posteriormente misturada com a terra.
Segredo 2 - Reutilização de borras de café (adubação de canteiros): Os intervenientes mencionados no segredo 1, guardaram cápsulas de café durante alguns dias. Posteriormente, retiraram as borras de café do interior das cápsulas com a ajuda de um pau de gelado e colocaram as borras de café num recipiente. De seguida, colocarm-se as borras junto das plantas, misturando-se com a terra.
Ambos os segredos funcionam como adubos orgânicos, essenciais para fortalecerem as plantas.

Memória descritiva:
Durante o processo foram tiradas várias fotografias que foram posteriormente selecionadas para se proceder à elaboração de uma compilação de fotos ilustrativas de ambos os segredos.
Estas atividades permitem o desenvolvimento da motricidade dos nossos alunos, um maior contacto com o espaço exterior (canteiros da horta), fomentando a aquisição de aprendizagens diversificadas.
Os nossos alunos possuem necessidades específicas, pelo que o desenvolvimento de tarefas de cariz mais prático possibilitam uma maior participação e, consequentemente, um maior envolvimento!