Segredos da Horta

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Desafio: Segredos da Horta

Ano de Escolaridade:
Educação Especial

N.º de participantes:
12

Fotografia/ficheiro de imagem da(s) ilustração(ões):

Descrição dos vários passos a seguir para pôr em prática a dica/truque:
Como usar borra de café nas plantas para afastar caracóis e lesmas
As lesmas, caracóis e larvas são uma ameaça às plantas.
A borra de café ajuda nessa tarefa.
Sendo um material orgânico, ela não agride o jardim ou a planta.
Basta colocar a borra de café ao redor do vaso de plantas ou onde quiser fazer uma barreira para as lesmas e os caracóis não passarem.
Passos:
1– Retirar a borra de dentro das cápsulas de café.
2– Colocar a borra do café junto do pé da planta.
3– A planta não é devorada por lesmas e caracóis.
Como fazer adubo com casca de ovo
As cascas de ovo são ricas em cálcio, potássio e magnésio e por essa razão será muito interessante adicioná-las a um composto, à terra dos vasos ou ao solo da sua horta.
Passos:
1– Triturar as cascas de ovo num almofariz com a ajuda de um pilão.
2– Colocar as cascas trituradas na terra onde está planta.
3– A planta com a casca de ovos cresce forte e saudável.

Memória descritiva:
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem. Este trabalho teve com objetivo geral responder ao desafio lançado pelo Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, no âmbito do Tema: Biodiversidade – Preservar e Regenerar. Esta iniciativa permitiu partilhar alguns segredos para ter e manter uma horta saudável, através de um conjunto de truques/dicas, já do tempo dos nossos avós e que no dia-a-dia já são utilizados no espaço escolar do Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, mais precisamente na horta (Projeto: Horta Pedagógica, integrada no Programa Eco-Escolas) e em alguns canteiros de flores.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante uma atividade de manutenção da horta e da estufa (responsabilidade dos alunos da Sala 2), referindo que seria interessante construir um cartaz com alguns dos truques/dicas (já implementados) para manter as hortas/jardins orgânicos, sem a utilização de produtos químicos.
Já na sala, os alunos consultaram a página web, do Programa Eco-Escolas, com a apresentação do desafio para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação.
Após a recolha desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias sobre que truques/dicas apresentar e como realizar as ilustrações destas. Os truques/dicas selecionados foram: utilizar a borra do café como repetente de lesmas e caracóis nas couves da horta; como usar as cascas de ovos, das galinhas que existem na quinta, como adubo nas plantas de jardim.
Os alunos, sob orientação dos professores, arregaçaram as mangas e mostraram os seus dotes fotogénicos, posando para cada um dos passos do processo de cada um dos truques/dicas.
A fase final deste desafio consistiu em construir através do computar um cartaz para cada um dos truques/dicas.
Este desafio ao longo da sua elaboração também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível abordar o tema da biodiversidade nas escolas, uma vez que a sua realização contribuiu para uma manutenção mais eficiente da horta e dos canteiros, melhorando a sua qualidade e produtividade.