Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Professor João Cónim (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Geografia, Educação Especial, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Solicitámos o auxílio dos Encarregados de Educação para iniciar os trabalhos na horta, e dois pais ofereceram os seus préstimos: um deles cavou e explicou como cavar a terra, e outro disponibilizou produtos hortícolas para os alunos plantarem. A intervenção dos encarregados de educação foi na implementação da horta, numa fase inicial.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A participação neste projeto da horta, despertou nos alunos a vontade de, em casa, se iniciarem em pequenas culturas de aromáticas nas suas varandas.
O estudo das pragas que poderiam aparecer na horta, despertou o interesse dos alunos por insetos e os seus ciclos de vida.
Prevemos que a construção da horta possa ter impacto no prosseguimento de estudos por parte dos alunos na ambiental ou da sustentabilidade.
Despertámos os alunos para uma consciência ecológica com a agricultura sustentável e preservação dos solos.
Sensibilização dos alunos para o facto de não utilizarmos produtos fitofarmacêuticos, logo os alimentos são mais saudáveis.
Foram realizadas visitas de estudo à horta, dando a conhecer a outros alunos e professores o que estava plantado e qual a sua manutenção.
Envolvimento de funcionários do refeitório escolar na concretização da compostagem, participando no projeto "Devolver à Terra".
Houve a integração nas atividades da horta de alunos com necessidades educativas especiais, com medidas adicionais, visando este ser um projeto inclusivo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, estava atribuída a cada turma de alunos uma função diferente, que poderia ser: efetuar novas plantações, realizar a rega, efetuar a monda de infestantes, ou ainda realizar a colheita de produtos hortícolas. A realização destas tarefas foi sempre supervisionada pelos professores diretamente envolvidos no projeto, durante o funcionamento das aulas de Cidadania, Geografia e Ciências Naturais.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo foi feita com recurso a ferramentas de corte e limpeza, com as quais se iniciou a limpeza do terreno, removendo infestantes e outros detritos. Em seguida, foi incorporado no solo a matéria orgânica, depois procedeu-se à plantação (ou sementeira) e à rega. Seguidamente foi-se realizando a manutenção do terreno, retirando ervas que foram crescendo à volta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola concorreu ao projeto "Devolver à Terra", promovido pela Associação Zero, e conseguiu obter sessões de formação para alunos, professores e funcionários, assim como os necessários materiais para a implementação da compostagem.
A compostagem é feita no interior de 3 compostores de madeira instalados na proximidade da horta, ao abrigo do programa devolver à terra. No seu interior são colocados restos do refeitório escolar (como cascas de batata, cascas de fruta, hastes dos legumes, cascas de cenoura, e demais excedentes crus da confeção dos alimentos, cascas de ovos, borras de café), mas também aparas do corte da relva, da poda e da manutenção dos jardins.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, couves, alfaces, morangos, rabanetes, aromáticas (hortelã, coentros).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta foram confecionados no refeitório escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega manual duas vezes por semana, efetuada por alunos, com a supervisão dos professores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita semanalmente. Através da observação direta da existência ou não das pragas nos produtos plantados.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Ratos, caracóis, lagartas.
Utilizou-se o meio de luta física.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: