Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No ano 20-21 foi construída pela primeira vez na nossa escola uma horta de ervas aromáticas. Este ano construímos horta só para legumes.

2. Área aproximada da horta (m²):

30m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências, Educação visual, Português e Cidadania e desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

85

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No fornecimento de sementes(abóbora e ervilhas anãs) para sementeira na época de semear a horta ( março)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Um exemplo que se destaca é o facto de uma turma de 8º ano em que os alunos são bastante desmotivados, com interesses divergentes dos escolares e alguns com comportamentos desajustados na sala de aula. Desde o final de abril comecei a levar essa turma para fazer a manutenção da horta e, as regas e constatei que uma grande parte dos alunos melhoraram o comportamento e o empenho em sala de aula. Neste momento tive que fazer um escalonamento para proceder às regas, pois a maior parte dos alunos quer ir regar. Vigiam a horta e estão sempre ( nos intervalos) a perguntar quando é que vamos para a horta. Já partilhei o facto com outros colegas e alguns deles já solicitaram permissão para levarem a turma para lá.
A horta é uma mais valia para toda a comunidade escolar. Da horta das ervas aromáticas já retiramos orégãos e tomilho que desidratamos e fornecemos para a cantina da escola e para alguns colegas. Além disso num "workshop vegan" realizado na escola, também usamos as ervas aromáticas da nossa horta.
No dia do agrupamento o nosso clube fez uma feira onde se vendeu ervas aromáticas da horta desidratadas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita, normalmente, por um grupo de alunos do clube do ambiente a ”Brigada da horta”, no entanto a turma G do 8º ano tem feito também, a manutenção da horta.
Há um escalonamento semanal para a rega na época de primavera/verão.
Participa também nesta manutenção e nas regas a turma G do 8º ano.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda de sacholas e sachos são retirada as ervas daninhas e a terra é cavada e revirada. De seguida estende-se a matéria orgânica produzida nos nossos compostores e com auxilio de sacholas e ancinhos é misturada com a terra e alisado o terreno.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Desperdícios vegetais e cascas de ovos da cantina, folhas e aparas do jardim, Borras do café e sacos do chá do bar dos professores. Uma professora de Físico-química, semanalmente também traz os seus desperdícios e deposita nos nossos compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Um rego de alfaces e coração, de seguida intercala um rego de alho francês, seguido um rego de morangos e beterrabas. Segue-se um rego de ervilhas anãs. Temos também um rego de feijão rasteiro. Mais perto das grades temos um rego com tomates, pimentos vermelhos e courgettes. Plantamos também alguns cravos túnicos para evitar as pragas. Junto às grades temos ainda alguns pés de couves galegas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento:
. 5Kg de ervilhas.
. 6 pés de alfaces (2Kg)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos retirados da horta tem como objetivo a venda em feiras (Dia do Agrupamento);
Serem confecionados na cantina da escola, onde todos os podem saborear.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Há um grupo de alunos que nos dias mais quentes é destacado para regar a horta nas horas de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Plantamos na horta alguns cravos túnicos para controlar as pragas da horta e até ao momento não tivemos qualquer problema.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta- Manutenção da horta.
Nesta aula os alunos conheceram algumas ervas daninhas e foi-lhes ensinado com retira-las. Explicou-se como regar determinados produtos hortícolas, nomeadamente o tomateiro, que tem de ser regado ao pé.
Explicou-se como proceder à fertilização da horta e incentivou-se a construção de hortas caseiras.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No dia do agrupamento fizemos uma feira em que vendemos saquinhos de ervas aromáticas desidratadas, da nossa horta. Assim colhemos tomilho e orégãos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Em "workshop vegan" realizado na escola por um membro da associação de Pais e Encarregados de Educação, também usamos, nos pratos confecionados, as ervas aromáticas da nossa horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os produtos da horta Biológica são utilizados na cantina da escola.
Neste momento as ervilhas estão no auge da sua produção e a cantina tem feito carne estufada com ervilhas de quebrar.
Os alunos da Educação Inclusiva também efetuaram plantações na horta biológica e realizaram uma vez a sua manutenção.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/groups/profsecoescolas ; https://www.instagram.com/projetoecoribeirao/ ; https://clube-do-ambiente-de-ribeirao2.webnode.pt/