Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Professor Arménio Lança (Santiago do Cacém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Os alunos já realizaram algumas atividades no espaço no entanto sem continuidade. Este ano é o primeiro que se pretende consolidar este projeto.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

242

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As sementes e plantas dispostas são fornecidas por alguns familiares que têm quintais e terrenos agrícolas.
A associação de pais, através da sua representação no conselho eco-escolas, é convidada a divulgar e participar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A escola situa-se numa zona agrícola, onde alguns alunos têm contacto com hortas e quintais. Gostaríamos de valorizar os conhecimentos que esses alunos têm, pois apesar de apresentarem dificuldades em áreas curriculares da componente geral, têm competências práticas que podem partilhar com os seus pares, aumentando-lhes a autoestima e enriquecendo as competências dos colegas.
A seu tempo será interessante analisar e comparar práticas generalizadas que têm nas hortas de casa e apresentar alternativas mais ecológicas.
Pretendemos que a horta seja um espaço de partilha e desenvolvimento de competências transversais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é dividida por espaços onde cada grupo/turma pode desenvolver as suas atividades.

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta será preparada pelos alunos e adultos responsáveis com equipamento que a escola já dispõem. Depois de cavada, as ervas que nela existem serão aproveitadas para a sua fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Refeitório da escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Parte da água recolhida e parte da água da rede de abastecimento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas da horta foram realizadas com frequência por parte dos professores de Ciências Naturais

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Partilha de produtos da horta com o refeitório.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://aepal.pt/