Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

Plantação
Plantação
Plantação
Plantação
Preparação dos canteiros
Preparação dos canteiros
Preparação dos canteiros
Preparação dos canteiros
Vista Geral da horta
Vista Geral da horta

horta em março

Manutenção dos canteiros da horta
Manutenção dos canteiros da horta
Manutenção dos canteiros da horta
Manutenção dos canteiros da horta
Colheita das hortícolas - favas
Colheita das hortícolas - favas
Colheita das hortícolas - favas
Colheita das hortícolas - favas
tratamento das favas para consumo na nossa cozinha
tratamento das favas para consumo na nossa cozinha

horta em maio

Vista geral
Vista geral
Vista geral
Vista geral
Alface
Alface
Courgette
Courgette
couve com segredo
couve com segredo
Flores
Flores

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio - Ciências experimentais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

14

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Habitualmente a Escola organiza o dia da horta aberta, em que os próprios familiares vão à horta plantar com os alunos, regar e fazer a manutenção da mesma.
Em simultâneo, os familiares foram incentivados a visitarem a horta sempre que o desejem e colherem alguns dos bens alimentares que nela existam, cumprindo as normas de higiene e segurança.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta na Escola possibilita aos alunos um maior contacto e conhecimento inerente a várias temáticas integrantes do currículo da disciplina de Estudo do Meio (exemplos: germinação das plantas, agricultura biológica e sustentabilidade, origem dos alimentos, ciclos biológicos das espécies...).
Ao mesmo tempo, a horta permite mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, melhorando a qualidade da alimentação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos da Escola são aleatoriamente acompanhados por professores/funcionários na deslocação à horta a fim de plantar, limpar e regar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo, retiram-se as ervas daninhas e as pedras; a terra é toda mexida e arejada durante algum tempo e, posteriormente, é fertilizada com resíduos orgânicos resultantes da compostagem.
Este ano letivo, participamos também no projeto "Segredo da nossa horta", onde colocamos um adubo natural para o desenvolvimento das nossas verduras.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, aparas de relva fresca, restos de vegetais e frutas) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas, serradura e caruma). O fundo é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, morangos, salsa, nabos, cebolas, cenouras, curgetes, tomates, pepinos, cebolinho, alfaces, feijão verde, pimentos, couves de corte, beterraba, maracujás, tomilho, abóboras, lavanda, árvores de fruto e diversos tipos de flores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 kg de favas
6 kg de alface
3 kg couve de corte
2 kg limão

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo interno da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é, normalmente, feita de manhã, durante o intervalo dos alunos. Nas 2ª e 6ª feiras a tarefa fica a cargo do 1ºCEB e nos restantes dias é o pré-escolar que a realiza (3ª, 4ª e 5ª feiras).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta, realizada por parte dos alunos, professores e funcionários nas suas constantes deslocações à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos
Sempre que existem produtos alimentares para colheita na horta da Escola, as ementas do refeitório são feitas tendo por base a sua utilização.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Os alunos na disciplina Ciências Experimentais têm várias aulas na horta.
Um dos exemplos foi a elaboração de placas identificativas dos produtos da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://ecopatio.blogspot.com/