saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Trats-se do 1ºano.
2. Área aproximada da horta (m²):
15
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Atividade englobada no "Clube Eco-escolas" e que teve, adicionalmente, a colaboração dos alunos da disciplina de Biologia-Geologia da turma do 11ºACT.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os alunos foram convidados a trazer sementes que as famílias pudessem disponibilizar para semear na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta localiza-se numa zona lateral da escola. No entanto, na atividade realizada para a comemoração do Dia da Floresta (jogo de orientação/caça ao tesouro), a horta foi utilizada como um dos pontos a visitar pelos alunos.
Para além desta situação, a horta passou a ser um local onde alguns alunos passaram a frequentar para verificar a sua evolução ao longo do tempo.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente, os alunos do Clube Eco-escolas faziam a manutenção do espaço. Nos restantes dias, o professor responsável, individualmente ou com a colaboração dos alunos da disciplina de Biologia-Geologia da turma do 11ºACT, realizava a rega necessária.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e a manutenção foi realizada manualmente recorrendo a alfaias agrícolas como enxadas, ancinhos, etc. Relativamente à fertilização, recorreu-se a estrume de ovelha que existia na escola devido a uma anterior recolha junto de um criador das imediações da escola.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Utilizaram-se os materiais vegetais sobrantes da cantina (cascas de batata, cascas de cenouras, cascas de nabo, restos de couve, etc.). Este material foi empilhado e posteriormente coberto com terra. Será utilizado no próximo ano letivo para fertilização.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, alhos, favas, pimentos, beterrabas, morangos, curgete, tomates. Semearam-se vários gladíolos. para além disso, a área onde foi implantada a horta apresenta várias sardinheiras.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Quantidade em número de produtos: 4 alfaces; 6 alhos; 2 beterrabas.
Neste momento, ainda não houve produção de tomates, pimentos e curgetes.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Uma parte dos alimentos foi doada aos alunos do Clube Eco-escolas e a outra parte é utilizada pela cantina da escola.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada recorrendo ao sistema de água da escola.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, através da observação diária das culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Verificou-se a existência de afídeo negro das favas. Fez-se uma largada de joaninhas de 2 pintas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Para a comemoração do Dia da Floresta foi realizada uma atividade de "Caça ao tesouro" no espaço da escola. Através de um código QR os alunos participantes eram confrontados com um conjunto de questões sobre o espaço escolar que teriam, por essa razão, de percorrer à procura da respetiva resposta. Uma das questões referia-se à horta da escola o que permitiu que os alunos participantes passassem por aí e observassem o que lá existia.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Foi o primeiro ano que foi desenvolvida uma horta na escola. Essa razão explica, por um lado as suas dimensões mais reduzidas e, por outro lado, o envolvimento de poucos alunos. No entanto, este início demonstrou que começa a haver interesse pela atividade o que se demonstra no facto de vários alunos já terem afirmado estarem disponíveis para continuar com o projeto. O passo seguinte passará por envolver as disciplinas num trabalho colaborativo. Esse é um dos desafios para o próximo ano.
Outra situação a valorizar foi o facto de a horta ter suscitado a necessidade de realizar a compostagem dos materiais vegetais sobrantes da cantina. Essa resposta foi iniciada o que demonstra outra vertente da importância do aparecimento da horta na escola. assim, para além do desafio de envolver as disciplinas e, consequentemente, mais alunos. torna-se fundamental continuar com a compostagem e iniciar a recolha de água da chuva para a sua rega.
15.1. Link para a página da horta:
https://view.genial.ly/6231c688a4a8c800181e407d/video-presentation-horta-biologica-i-ebs-2021-2022