Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 S. Bernardo (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Oferta Complementar e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais dos alunos enviaram sementes de couves, morangos e salsa para que os seus educandos as semeassem na horta. O pai de um aluno cedeu o plástico para cobrir a horta nos meses de inverno. Os pais dos alunos poderiam adquirir, através dos alunos, os produtos da horta, postos à venda uma vez por mês.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos tornaram-se mais responsáveis, perceberam a importância do recurso à agricultura biológica, assim como os pais e encarregados de educação, que chegaram até a agradecer a possibilidade que demos aos seus educandos de poderem lidar com a terra, cultivar produtos hortícolas e coloca-los à venda para angariação de fundos com finalidade de ajudar um canil.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em grupos de 4 alunos a manutenção da horta é feita duas vezes por semana. Um grupo, vai até à horta na aula de Cidadania e Desenvolvimento ou Oferta Complementar, outro grupo vai num outro dia da semana durante a hora de almoço.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente o solo foi mobilizado com um motocultivador, em colaboração com a Junta de Freguesia de São Bernardo. A fertilização foi feita com estrume de cavalo. A limpeza foi feita semanalmente pelos alunos, que com auxilio de pequenos sachos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alhos-francês, alfaces, bróculos, salsa, hortelã, poejo, morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são postos à venda e os fundos angariados reverteram a favor de um canil da região.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Duas vezes por semana, os alunos retiram com regadores a água acumulada no recipiente de recolha de água ou, se estiverem vazios, vão encher os regadores ao ponto de água e regam as plantações.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não houve necessidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira de produtos hortícolas, realizada uma vez por mês, após as culturas se encontrarem aptas para colheita. Realizaram-se 4 feiras de produtos hortícolas, onde estiveram envolvidas 10 pessoas (alunos, professores, auxiliares). Os alunos fizeram as colheitas, prepararam os produtos, fizeram a tabela de preços e colocaram à venda. Os fundos angariados reverteram a favor de um canil da região.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta, realizadas 8 ao longo do ano letivo, onde estiveram envolvidos os 20 alunos, a Diretora de Turma, a Professora de Ciências e Coordenadora do Eco Escolas. Os alunos cuidaram da terra, fertilizaram-na, semearam as culturas, fizeram a manutenção da horta e colheram aos produtos hortícolas. Toda a comunidade educativa pôde apreciar a beleza da horta e provar dos seus produtos totalmente biológicos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos da turma responsável pela horta (7ºK) mostraram, ao longo do ano letivo, muito empenho e dedicação no trato da horta e, por isso, manteve-se sempre bonita e com boas cultura.

15.1. Link para a página da horta:

https://youtu.be/krmh5p4tP00