Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- Indicações da época a plantar ou semear os produtos e outros conhecimentos relacionados com agricultura muito úteis para todos os envolvidos.
- Cedência de alguns produtos nos momentos de plantio/sementeira.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Consciencializou para a importância da agricultura sustentável na promoção da biodiversidade e na conservação dos habitats.
- Promoveu, através das tarefas realizadas no espaço da horta, o sentido de responsabilidade, e criatividade dos alunos.
- Desenvolveu a entreajuda e a cooperação.
- Os alunos puderam conhecer uma grande variedade de sementes e plantas, bem como e quando estas deveriam ser lançadas na terra.
- Incutiu valores de partilha, entre professores, alunos e funcionários, no sentido de alcançar o bem comum- o sucesso da nossa horta!
Todos os produtos obtidos foram distribuídos pela comunidade educativa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Realizaram-se pesquisas sobre a consociação de culturas, assim como se iriam precisar de muita ou pouca água.
- Planeamento da distribuição dos hortícolas no terreno destinado ao desenvolvimento do projeto.
- Semanalmente foram distribuídas, às turmas envolvidas, tarefas para a manutenção da horta (rega, limpeza de ervas daninhas, colheita dos produtos, com apoio e supervisão do professoro e/ou funcionário.
7. Como é feita a preparação do solo?
- Recorreu-se à lavra e à cava o que permitiu utilizar os resíduos vegetais no local como fertilizante natural. Posteriormente o composto obtido no compostor existente na Escola foi sendo utilizado, nos diversas sementeiras e plantios que se foram realizando.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É tido em atenção a hora de efetuar a rega, escolhendo-se um período de calor menos intenso (final da tarde ou início da manhã).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: