Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB 1/PE de Ribeiro de Alforra (Câmara de Lobos)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
São feitas doações principalmente de plantas aromáticas afim de divulgar á comunidade "frutos" da nossa horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Não realizamos a recolha da água da chuva por causa dos mosquitos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta atividade permiti aos alunos uma interação com a natureza e com os produtos/ plantas existente na outra.Também lhes dá outros conhecimentos sobre a natureza, pois têm a possibilidade de observar diretamente as plantas, cultivar e cuidar delas.
Com estas aulas os alunos ficam mais motivados e curiosos para com todos os aspetos relacionados com a natureza e o seu ecossistema.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos sentem uma grande satisfação quando colocam os produtos da horta a disposição de toda a comunidade escolar e quando levam produtos para casa. Pois conseguem ver o fruto do trabalho reconhecido por todos e sentem-se motivados para continuar a plantar na horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
No presente ano realizamos o concurso/exposição “Eco regador”. Foi uma forma de interargir com os familiares, uma vez que o regador teria que ser confecionado em casa com a ajuda dos familiares. Foram muitos os alunos que participaram e surgiram muitos regadores espetaculares elaborados com materiais reutilizados.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: