Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio Frei Cristóvão (Caldas da Rainha)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

45m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais / Academia de Ciências e do Ambiente

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas na aquisição de produtos cultivados, concretamente de alfaces. Os produtos cultivados foram distribuídos pelos alunos e as respetivas famílias. A continuidade deste projeto, no próximo ano letivo, tem por base um maior envolvimento das famílias na partilha de conhecimentos, no acompanhamento do desenvolvimento da horta e na própria participação direta no cultivo das plantas, sendo que está contemplada a possibilidade das famílias que vivem no meio rural envolvente ao Colégio poderem contribuir com algumas sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A criação a Horta Pedagógica teve um maior envolvimento e entusiasmo de todos os alunos da Academia de Ciências, mas rapidamente outros discentes pediram também para colaborar, empenhando-se ativamente na sua criação e manutenção durante os seus tempos livres. A elevada motivação foi evidente, por exemplo, no pedido frequente e diário de vários alunos de participarem na rega da horta ou no cuidado com que trataram as plantas aromáticas que semearam no Colégio e que, depois de crescidas, levaram para casa.
A troca de experiências e a valorização dos conhecimentos que alguns dos alunos tinham por residirem num meio rural reforçou o desenvolvimento da sua autonomia, responsabilidade, capacidade de trabalho em grupo e de outras capacidades/competências interpessoais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Inicialmente, a horta foi uma das atividades desenvolvidas na Academia de Ciências e do Ambiente que decorre às quartas-feiras com 20 alunos do 5º e 7º anos, concretamente com a sementeira e a manutenção de plantas aromáticas, a preparação do canteiros e a plantação de hortícolas, mas rapidamente envolveu mais alunos que se voluntariaram para ajudar.
A manutenção da horta foi efetuada por vários alunos do 2º e 3º ciclo que se voluntariaram para ajudar na rega que decorreu diariamente, nas horas de almoço, destacando-se a elevada contribuição dos alunos Iara Pascoal, Vasco Martins e Simão Pereira, do 7.º ano, pelo seu grande empenho.
Também a recolha dos resíduos alimentares do refeitório para compostagem foi efetuada por alunos voluntários. Durante as interrupções letivas, as tarefas de manutenção foram asseguradas pela docente de Ciências Naturais e pelo funcionário Fernando.

7. Como é feita a preparação do solo?

O local da horta apresenta um solo argiloso, com muitas plantas invasoras e com alguns problemas de drenagem, alagando com facilidade no inverno, pelo que se optou pela aquisição de canteiros de madeira elevados do solo. Os canteiros foram preenchidos com solo adquirido pelo Colégio. Uma vez que a compostagem se encontrava ainda numa fase inicial, não foi utilizado esse composto orgânico.
No próximo ano letivo, está prevista a utilização de fertilizante resultante da compostagem de resíduos alimentares do refeitório.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com resíduos do refeitório, concretamente restos de fruta, hortaliça e pão; da horta com as ervas daninhas secas que são retiradas; ou do jardim do Colégio, com relva e folhas secas, contudo este processo ainda se encontra numa fase incipiente. Quanto ao compostor, foi utilizada uma caixa de compostagem já existente na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram cultivadas alfaces, pimenteiros, tomateiros de tomate redondo, cebolas, pepineiros e morangueiros.
Relativamente às plantas aromáticas foram cultivadas cidreira, salsa, hortelã, coentros, tomilho e orégãos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 15kg de hortícolas, principalmente cebolas e alfaces.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos cultivados foram distribuídos pelos alunos e as respetivas famílias, professores e funcionários da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual com a ajuda de regadores, mangueira e garrafas. Foi efetuada principalmente durante as horas de almoço e ao fim das aulas, pelos alunos voluntários, de forma autónoma ou acompanhados pela professora responsável. No início da manhã, a horta foi regada pelo funcionário Fernando.
Sempre que existente, a água utilizada foi a recolhida das chuvas em barricas colocadas para o efeito durante todo o ano.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é realizada através da observação direta das plantas e a remoção manual de caracóis, bem como na existência de uma envolvência ervada que serve como compensação ecológica, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema. Apesar de ainda não ter sido necessário recorrer a outras técnicas compatíveis com a agricultura biológica, prevê-se, por exemplo, a utilização de cinza para afastar os caracóis e uma preparação de urtigas para afastar os insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O Colégio, nos últimos anos, tem procurado ter uma pequena horta, embora com imensa dificuldade dadas as características muito argilosas do solo, que o tornam muito impermeável, de difícil arejamento e consequentemente de difícil crescimento das culturas. Por este motivo, e atendendo a que a produção com maior sucesso foi a de morangos, no ano letivo anterior, deu-se continuidade ao projeto de cultura de morangos em tubos de PVC e iniciou-se uma cultura de hortícolas em carteiros de madeira.
O projeto foi desenvolvido principalmente nas sessões de Academia de Ciências e do Ambiente, com a colaboração de cerca de 20 alunos do 5.º e 7.º anos. De salientar, a estreita colaboração do funcionário Fernando, que auxiliou na rega e na manutenção da horta durante o período de férias.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/cfcristovao/?hl=pt