Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 da Serra D'El-Rei (Peniche)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Inglês

3.3. N.º de alunos envolvidos:

59

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano não foi possível devido à pandemia e à impossibilidade de as famílias entrarem no espaço escolar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é uma mais valia para o enriquecimento do currículo, permite aos alunos explorarem assuntos diversos e cada vez mais relevantes. A horta permite envolver todos os alunos de forma responsável, fazendo a sua manutenção diária com muito rigor e promover a importância das hortas biológicas e amigas do ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo, a Coordenadora Eco-Escolas reúne com o Presidente da Junta de Freguesia, afim de nos ajudar com a manutenção mais pesada e difícil da horta e elabora-se uma calendarização para as atividades a desenvolver ao longo do ano letivo. Esta calendarização é dada a conhecer a todas as turmas. Cada turma elabora mediante a calendarização, uma proposta de intervenção na horta, de acordo com os seus interesses e pertinência em relação aos conteúdos das várias disciplinas. No final é feito então um levantamento das propostas das três turmas e então definia uma calendarização final que depois é apresentada a todos os alunos, distribuída aos professores e afixada em vários locais da escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

Quanto à limpeza e preparação do terreno, fica a cargo da Junta de Freguesia da localidade é realizada no início do ano letivo.
A manutenção da horta é distribuída pelas turmas, mas depende das culturas e das inscrições das turmas nas diferentes atividades.
As culturas são rotativas em termos de localização na horta. A fertilização é unicamente feita com o resultado do composto obtido do compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor na nossa horta, onde costumamos colocar resíduos verdes: folhas e ramos das árvores, restos de plantas quando se efetua a limpeza do solo da horta, ervas da limpeza dos vários canteiros da escola, restos de cascas de legumes e de frutas ( que saem da cantina de escola e dos lanches dos alunos),...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são realizadas de acordo com a época do ano.
Este ano letivo fizemos as seguintes culturas: alfaces, couves, batatas, alhos, feijão, brócolos e cebolas.
na espiral das aromáticas: hortelã, hortelã menta, hortelã chocolate, coentros, salsa, alecrim, manjericão,
chá-príncipe, tomilho e orégãos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não sei a quantidade em Kg exata de cada produto.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta foram distribuídos pelos alunos para levarem para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega da horta é feita com a água da rede pública e da seguinte forma:
- Quando é necessário e nos momentos do dia em que está menos calor.
- É feita através de uma mangueira e de regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta decorreram várias vezes ao longo do ano letivo. Todas as intervenções na horta funcionaram como aula, onde os assuntos abordados foram muitas vezes relacionados com conteúdos de estudo do meio ( plantas, animais, tipos de solo, alimentação saudável, etc ).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: