Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB 2,3 Roque Gameiro (Amadora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É nas horas do clube Eco-Escolas, que se faz grande parte das tarefas. Quando é necessário, pequenos grupos de alunos, voluntariam-se para ajudar, fora dos tempos letivos.
A rega, ao fim da tarde, é o momento predileto dos alunos. Fez-se uma escala e vão em pequenos grupos já de forma autónoma.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A professora coordenadora do projeto fez formação sobre compostagem para esclarecer as questões relacionadas com os bichos que são atraídos para os compostores quando se colocam restos de comida.
Esperemos que agora corra melhor!
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
A cidreira deu para fazer chá para os lanches, durante todo o inverno!
As aromáticas estão sempre à disposição de quem precisar.
No tempo dos morangos há sempre 3 ou 4 maduros para recompensar os alunos que trabalharam na horta.
Vai produzindo pequenas quantidades de variados produtos. Trata-se de policultura.
Talvez uns 30 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Quando detetamos casos de famílias carenciadas, juntamos aos cabazes solidários (outra atividade da escola) alguns produtos da horta a fruta das árvores da escola.
A Cidreira, erva príncipe e lúcia-lima foi consumida á hora do lanche pelos professores.
Quando o tempo começou a aquecer, substitui-se o chá por águas aromatizadas com hortelã, morangos e framboesas da horta.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando o tempo está muito seco, a funcionária da manhã, reforça a rega assim que começa o seu turno.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nas aulas de Geografia foi trabalhado o tema "Agricultura" Foi proposto aos alunos fazerem um trabalho de grupo sobre Agricultura Biológica.
O interesse e empenhamento de alguns grupos excedeu as expetativas. Construíram réplicas de alfaias agrícolas, fizeram dramatizações dignas de de uma grande sala de espetáculos e apresentaram a parte prática na pequena horta que a turma está a cultivar e que é um acrescento à horta principal.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Como os alunos, após os lanches, deixam sempre no chão restos de comida, infelizmente a praga de pombos é um problema que ainda não conseguimos resolver.
Decidimos construir um espantalho, que não afugenta os pombos, mas torna o espaço da horta mais divertido e animado!
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Como a cantina é gerida por uma empresa externa, não foi permitida a utilização dos produtos da horta na confeção das refeições.
Mas foram confecionados chás de cidreira, erva príncipe e lúcia-lima para dar um pouco de conforto aos professores, nas tardes frias de inverno, em que nem bar funcionava devido ao Plano de contingência - Covid.
Quando chegou o calor, e porque estes curtos momentos de convívio são muito necessários, substituímos a bebida por água fresca, aromatizada com hortelã, morangos, framboesas e limão. Tudo da horta!
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Mas, este ano, assumiu particular relevância devido aos momentos difíceis que atravessámos.
Tanto para os professores como para os alunos, este espaço passou a ser um local de descompressão, onde, mesmo com máscara, sempre se respirava um pouco melhor.
A prova disso foi a grande colaboração dos professores que sempre que iam à sua terra traziam novas plantas para a horta e dos alunos que consideraram as atividades na horta, os melhores momentos do seu dia na escola.
15.1. Link para a página da horta: