Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática, Educação para a Cidadania e PRA(Plano de recuperação da aprendizagem)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

220

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias doaram plantas e materiais de reciclagem para a construção da Mini horta vertical.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos fazem leituras na horta, regam as plantas e as flores, retiram as ervas daninhas;
Responsabilidade na reutilização de materiais reciclados para a construção de vasos;
Utilização de conhecimentos de Matemática na construção de canteiros circulares.
Utilização da aplicação iNaturalist para classificar as plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Organizaram-se grupos nas turmas responsáveis semanalmente, pela rega e manutenção das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo não foi mobilizado, em virtude de obras no Agrupamento.
Cortaram-se as ervas e mobilizaram-se apenas os canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Alimentos da cantina, restos de folhas e ramos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alfaces, tomates, pimentos, couves, cebolinho, espinafres, morangos, hortelã pimenta e flores a ornamentar ( catos, roseiras, petúnias, amores perfeitos, hortênsias)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2 kg morangos;
2 kg alfaces;
3 kg tomate;
1 kg pimento;
2 kg de couves;

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Distribuído pelas famílias carenciadas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada semanalmente pelo grupo de alunos de cada turma utilizando baldes de água e embalagens vazias de detergente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos fazem leituras na horta;
Escrita criativa. (projeto do olhar ao ver).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: