Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

aprox. 48 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolvem-se quando solicitadas para a colaboração de alguma tarefa ou com o contributo de algum material, quer seja biológico ou outro. Normalmente, são os pais dos alunos mais novos que se mostram mais disponíveis para ajudar. Os pais representantes no Conselho Eco-Escolas têm sido dentro do possível, colaborantes com materiais (paletes e outros) e mão de obra para alguma tarefas a realizar na escola. Ficam bastante agradados com a participação dos seus educandos nestas atividades de natureza ambiental.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta na escola é sempre muito apreciada por todos, nomeadamente pelos alunos, que muitas vezes desconhecem por completo a origem dos alimentos. O facto de os alunos saírem das salas de aula e irem cuidar da sua horta, já é um fator muito positivo. Ajuda na sociabilização dos alunos, na entreajuda nas tarefas que lhes são distribuídas, aprendem a executar as várias técnicas de cultivo da terra, acompanham o crescimento e desenvolvimentos das culturas até à sua colheita e por vezes confeção dos produtos recolhidos, além de desenvolverem capacidades promotoras de boas práticas ambientais e de sustentabilidade. A comunidade escolar, principalmente algumas assistentes operacionais, também são levadas a envolver-se de forma rotineira nessas atividades.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os trabalhos da horta são organizados pelas professoras responsáveis pela atividade/projeto, onde foi criada a Brigada da Horta no início do ano letivo. Semanalmente, no dia destinado ao Clube do Ambiente, são definidas as tarefas a executar na horta, quer sejam, sementeiras, plantações, mondas, regas necessárias e as colheitas. Os alunos são organizados por pequenos grupos, cabendo a cada um uma ou mais tarefas na horta. Em tempo que não é possível ir para a horta, (ex. chuva), os alunos também fazem algumas pesquisas sobre as plantas hortícolas e aromáticas da sua horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Dado que a área a cultivar é pequena e limitada a canteiros de fácil acesso, toda a preparação é feita manualmente. No início do ano letivo, é feita uma limpeza dos canteiros, o solo é remexido/cavado com enxadas e ancinhos. Estas técnicas também são realizadas ao longo do ano, sempre que sejam necessário. A fertilização é feita à base de fertilizante orgânico (estrume de cavalo, proveniente da Escola Agrária, situada a uma curta distância) e pelos resíduos provenientes da compostagem produzida.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No final do ano letivo anterior, o compostor foi destruído aquando das grandes limpezas da escola, mas a compostagem foi sendo feita provisoriamente num espaço destinado para o efeito. Já conseguimos mais paletes para a construção do novo compostor, mas ainda não houve tempo. Será tarefa para fazer após o termino das aulas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta apresentou alguma variedade de espécies hortícolas, apesar de este ano ainda não ter sido um ano dito normal, em termos de uma boa organização e funcionamento escolar. As culturas na horta foram: alfaces (quase todo o ano), faveiras, espinafres. alhos, tomateiros, batateiras, algumas courgetes, rabanetes, couves, morangueiros. Fez-se algumas consociações de culturas: espinafre e alhos; alfaces e tomateiros; e couves e alfaces. As aromáticas que temos quase sempre durante o ano são: salsa, coentros, oregãos, hortelã, cebolinho, tomilho, funcho, poejos, sálvia, magericão, alecrim, arruda. As plantas aromáticas encontram-se em distribuídas por diversas áreas na escola, não estão apenas limitadas à zona da horta.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alfaces - aproximadamente 35 a 40 unidades.
Favas - 5 sacos com aproximadamente 1,5 kg cada.
Espinafres - 5 a 6 molhos ( aprox. 400 a 500 g cada)
Couves - sem valor exato, colhem-se as folhas e vão-se utilizando
Morangos - 4 a 5 colheitas ( peso incerto, são para os alunos comerem)
Batata - ainda não se efetuou a colheita
Courgetes - ainda estão em fase de desenvolvimento
Rabanetes - 10 a 15 unidades
Aromáticas - sem peso exato, há medida que vai sendo necessário, vai-se colher

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos produzidos são destinados ao bar e cantina da escola. Alguns são consumidos pelos próprios alunos da Brigada da Horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A escola arranjou dois bidons de 100 litros cada um, onde faz essa recolha. As primeiras regas na horta são fetias com a água neles armaznada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita de acordo com a situação e frequência dessas pragas ou doenças. No entanto, semanalmente os alunos verificam as ervas daninhas e fazem as regas, observam a existência ou não de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sim, nomeadamente de lagarta verde das couves e piolho verde nos hibiscos, que depois caem sobre as hortícolas e aromáticas. Como a horta tem uma dimensão reduzida, o combate é muitas vezes feito manualmente. Também se recorre a processos caseiros, usando uma solução de água e detergente para pulverizar sobre as pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de refeições no bar e na cantina da escola.
Os produtos que são produzidos na horta são consumidos por vezes pelos próprios alunos que gostam de provar os seus produtos, mas a maioria são utilizados no bar dos alunos e na cantina da escola. As aromáticas são sempre utilizadas na confeção de pratos na cantina e no bar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Principalmente as turmas do 2ºciclo, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, costumam visitar a horta em vários momentos ao longo do ano letivo. Em Ciências Naturais, na horta observam e identificam os caules da cebola, do alho e da batata, as raízes de rabanetes, a flor da faveira , da couve, da salsa e outras, as folhas das alfaces, espinafres, morangueiros, alhos e outros, os frutos do morangueiro, do tomateiro e ainda as sementes das várias plantas cultivadas. Acompanham o processo de germinação de algumas plantas, verificam a polinização feita pelas abelhas nas flores das plantas da horta e ainda aprendem a fazer a compostagem que funcionam como fertilizante orgânico. Na Matemática, fazem medições de áreas e calculam volumes de recipientes de rega e outros.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Concurso - Caça ao tesouro
A escola irá realizar um "Caça ao Tesouro" no dia 5 de junho, pata comemorar o Dia Mundial do Ambiente, onde irão constar questões relacionadas com a horta. Como exemplo: Vai à horta e arranca uma batateira e traz as batatas; como se chama o órgão que se come da batata; indica o nome de 4 aromáticas existentes na horta; tira uma foto à planta X que se encontra no canteiro central e indica o seu nome vulgar e científico; refere um prato onde se utilizem as favas, entre outras perguntas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta na escola é sempre um local apreciado por todos.
A horta atrai insetos que se podem observar e investigar a sua importância.
No momento da colheita é sempre de grande satisfação.
A horta serve de estudo, aquisição e aplicação de conhecimentos teóricos.

15.1. Link para a página da horta: