saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo de 2007/2008
2. Área aproximada da horta (m²):
Cerca de 40 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia
3.3. N.º de alunos envolvidos:
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Colaboram através da oferta de sementes aquando das respetivas sementeiras.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Apesar de a Escola estar inserida em meio rural, alguns dos alunos não têm contacto direto com atividades agrícolas. A horta constitui assim uma oportunidade para contacto com o ciclo de vidas das plantas e com as tarefas agrícolas básicas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os dias vai um aluno conforme a escala realizada por semana, de forma a todo o grupo ser envolvido em tarefas de manutenção da horta para assegurar a rega e outros cuidados prioritários.
7. Como é feita a preparação do solo?
Preparação prévia da terra, cavando-se e enterrando a erva para que esta seja decomposta servindo de fertilizante natural. De seguida são preparados os canteiros onde é semeada/plantada cada uma das espécies em cultivo.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os resíduos da cantina, folhagens do jardim, ervas daninhas arrancas e da relva cortada.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves, favas, ervilhas, alho-francês, curgetes, abóboras, tomate, alface, feijão-verde, batatas, espinafres e ervas aromáticas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Aproximadamente 20 Kg de todos os produtos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são utilizados na cantina e no concurso Eco.cozinheiros.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na época do ano em que a chuva ainda é escassa, assegura-se a água necessária através das águas pluviais que são recolhidas em vasilhas para o efeito. Só depois de esgotada essa água é que se recorre a água canalizada.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Por observação direta com acompanhamento das professoras de Ciências Naturais, de Físico-Química e do Funcionário.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Duas aulas de Ciências do 5º e do 6º anos foram realizadas na horta. Uma foi a semear feijões e outra foi a observar os feijões já nascidos e comparar com as figuras do livro. Os produtos recolhidos foram utilizados no concurso Alimentação Saudável. Eco-cozinheiros, estando envolvidos 4 alunas.
Atividade 2:
Descrição:
A sopa da cantina foi feita com produtos recolhidos da horta e comida ao almoço na refeição da escola. Cerca de duzentos alunos que comeram sopa na cantina.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: