Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária Pedro Alexandrino (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Artes/ Biologia / C. Naturais/Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimento dos produtos e formas de cultivo e sua utilidade.
Alertar para a importância de utilizar produtos locais e sazonais, de modo a praticar uma alimentação saudável e sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Distribuição de tarefas pelos alunos.
Folha de registo de atividades a desenvolver com a respetiva data.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparação do solo e fertilização com composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais provenientes da limpeza da horta e do jardim e produtos orgânicos do bar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Mensalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

1- Preparação do solo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

2- Plantação e manutenção da horta ( Rega, fertilização do solo...)

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

3-Remoção das infestantes e compostagem.
4- Recolha dos produtos cultivados.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: