saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta na escola existe há 7 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
A área é <50m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Educação Visual, Educação Tecnológica, Disciplina de Educação para a Cidadania, Expressão Plástica e Musical e alunos de Apoio Tutorial Específico
3.3. N.º de alunos envolvidos:
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
No envio de sementes/plantas pelos seus educandos na época das sementeiras e de recipientes para rega ou reprodução de plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O impacto da horta na comunidade e nos alunos é razoável porque, embora, S. Romão do Coronado seja uma localidade rural, as gerações mais recentes têm vindo a procurar alternativas ao trabalho agrícola. Sendo a divisão do território constituída essencialmente por minifúndio, uma grande parte dos alunos contacta com as alfaias agrícolas e conhece os procedimentos básicos de plantação e manutenção de uma horta através dos pais ou principalmente, avós. No entanto, esta não é uma área do conhecimento e do trabalho que seja do agrado da maioria dos alunos, principalmente dos mais velhos. No entanto, este ano, foi possível mobilizar os alunos do 6ºA para a participação na Horta-Bio, os quais aproveitam todos os momentos que têm para dinamizar, quer a estufa , quer o espaço envolvente. Os restantes alunos de outras turmas que se dispuseram a participar nesta atividade são, também, muito ativos, reconhecem a importância e o impacto da agricultura biológica e estão já a envolver a comunidade educativa na distribuição dos hortícolas produzidos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Este ano, como já disse no ponto 5, diariamente são os alunos do 6ºA que em articulação com o coordenador eco-escolas e os professores das disciplinas envolvidas que se ocupam da manutenção contínua da horta, nomeadamente a preparação, a sementeira, a plantação, o arranque das ervas daninhas e a rega diária. Os outros participantes com o auxílio de dois professores ou de funcionários, são envolvidos no projeto através da realização outras tarefas na Horta-Bio, como, por exemplo, a compostagem.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo (limpeza e mobilização) foi feita quase exclusivamente pelos alunos do 6ºA e alunos pertencentes à Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) sempre com o apoio e a monitorização do docente ou de funcionários. A fertilização do terreno foi efetuada com base no composto produzido pela própria escola nos compostores anexos à estufa..
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O composto resulta da recolha dos detritos orgânicos da cantina por parte de alguns alunos, da colocação das borras de café por parte da funcionária do bufete e através da colocação folhas das árvores que resultam da limpeza do recinto escolar, uma vez que o mesmo tem bastantes árvores.
A compostagem é realizada em camadas alternadas de resíduos verdes e castanhos e ao longo do tempo são revirados para arejar e regados para humedecer.
Os materiais colocados são: resíduos verdes e restos de alimentos não confecionados e nem temperados e resíduos castanhos, como a borra de café e folhas secas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface; Couve brócolos; Salsa; Tomates; Pimentos; Abóboras; Morango e Chuchu no exterior.
Este ano, também se colocaram plantas aromáticas, como, por exemplo, tomilho, orégãos e alecrim.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
A quantidade aproximada de produtos produzidos foi de 6kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os poucos produtos biológicos produzidos foram disponibilizados à comunidade educativa durante o período letivo.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega da horta-bio é feita diariamente nos dias de calor e alternadamente nos dias mais frios, normalmente pelos auxiliares de ação educativa, mas este ano um dos professores que colabora com a manutenção da estufa tem regado várias vezes por semana com a ajuda de alunos do 6ºA e 6ºB porque eles gostam de participar nesta tarefa. Neste ano letivo, também se plantaram couves na área envolvente da estufa e aqui a rega só é feita caso não chova.
Para a rega é utilizada mangueira de ½ polegada, mas sempre com pequeno caudal ou um regador para a rega ser mais localizada. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais necessitam de estar abertas para maior arejamento.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Duas vezes por semana, uma no início e outra no final da semana, é realizada uma observação cuidada das plantas (folhas e caules).
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As aulas na horta desenvolveram-se ao longo de todo ano letivo, semanalmente, com alunos pertencentes ao 2º ciclo (cerca de 60) principalmente das turmas do 5ºC, do 6ºA e 6ºB que em conjunto com os professores envolvidos participavam na preparação do solo para sementeira/plantação, rega e monitorização da estufa e espaço envolvente. Esta atividade tinha bastante impacto na comunidade uma vez era uma realidade diferente para todos, o facto de ter aulas num espaço diferente, que de certa forma ia de encontro a uma outra atividade intitulada " A Natureza é a minha sala de aula".
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O espaço envolvente de um dos lados da estufa foi alterado pela turma do 6ºA e transformado numa zona de lazer para realizar atividades ou até mesmo piqueniques.
As plantas que não foram colhidas e que produziram sementes, estão na estufa e serão recolhidas no início do próximo ano letivo.
15.1. Link para a página da horta:
http://aecc.pt/; https://www.facebook.com/HortasBioNasEcoEscolas/