Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB de Canaviais (Évora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Logo nessa altura solicitamos a ajuda de pais e avós para arranjar a terra e nos ensinarem alguns segredos sobre a sua manutenção.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A C.M.E. proporcionou o arranjo do pavimento que faz as separações do terreno em pequenos canteiros correspondentes a cada sala/turma.
Os alunos sempre que podiam mesmo até nos intervalos gostavam de ir para a horta regar, mondar ou simplesmente observá-la.
Foi noticia no site da C.M.E.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Houve avós que trouxeram sementes e plantas.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Nele colocamos base de ramos e secos, restos da fruta dos lanches. Vegetais crus, como talos , folhas e outras sobras do refeitório, cascas de ovos esmagados, cascas de batatas, filtros e borras das capsulas de café. Palhas trazidas pelos alunos que em casa tem animais.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Todas elas tiveram o seu espaço, água e luz natural para se desenvolverem e como alguns dos avós aconselharam semeou-se coentros e salsa próximos das outras culturas, permitindo um maior aproveitamento dos nutrientes e favorecendo as características do solo.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Alho francês 2Kg aproximadamente
Alfaces 10Kg aproximadamente
Brócolos 5Kg aproximadamente
Ervilhas 2Kg aproximadamente
Espinafres 3Kg aproximadamente
couve galega 4Kg aproximadamente
repolho 5Kg aproximadamente
Coentros e salsa 1Kg aproximadamente
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguma por ser excedente foi vendida de forma simbólica na entrada da escola denominado estes momentos pelos alunos como a "A FEIRA DOS LEGUMES"
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os produtos excedentes da horta foram vendidos numa banca que semanalmente era colocada à entrada da escola, para venda ao público.
Pais e avós e outros elementos aderiram de forma muito positiva a estas vendas.
Foi feita uma calendarização para os alunos serem os responsáveis pelas vendas, fazendo as contas e os trocos e registando o que se vendia. O preço foi simbólico e essa verba reverte a favor de novas compras de sementes e plantas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Assim que houve produtos da nossa horta bio, começaram a ser utilizados na cozinha do nosso refeitório.
Desta forma foram usados coentros, salsa, nabiças, alho francês para as sopas, brócolos e alfaces para as saladas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
A avaliação feita pelas professoras/educadoras foi bastante positiva, tendo em conta as oportunidades de enriquecimento curricular, de aprendizagens práticas que a horta proporcionou aos alunos/ crianças.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Tornou-se o "brinquedo preferido" de todos.
A comunidade envolvente, elogiaram muito o projeto desenvolvido.
15.1. Link para a página da horta: