saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
10
2. Área aproximada da horta (m²):
40
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Educação Especial
3.3. N.º de alunos envolvidos:
4
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na partilha de produtos para plantar ou semear, consoante a época (1 a 2 x por período).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Consciencialização ambiental e biológica; Sensibilização para uma alimentação saudável / produtos biológicos; - Aprendizagens ao nível do manuseamento de instrumentos agrícolas e técnicas de tratamento e cultivo. Partilha de tarefas. Consumo próprio na escola e Vendas de produtos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Partilha de tarefas repartidas por diferentes tempos semanais, articuladas entre a professora Anabela, os alunos e as Assistentes Operacionais. Nesta sequência, decide-se como e quando se limpa e prepara a terra, os produtos a semear ou plantar e as respetivas regas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é limpo através da extração das ervas daninhas, remexido ou acrescentado e fertilizado.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos alimentares do bar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas; Nabos; Feijão verde; Alface; Aipo; Salsa; coentros; Tomate, Espinafre; Courgette; Couve; Agrião da Terra; Morangos; Limão; Amoras; Beterraba; Pepino, alho francês, hortelã e cebolinho.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
20 kg de limões
5 kg alface
6 kg favas
1 molho nabos
3 molhos de aipo
10 molhos de salsa
5 molhos de coentros
5 molhos de hortelã
5 molhos de espinafres
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Venda à comunidade educativa, consumo pelos alunos que estão no projeto.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Água de depósito (chuva) transportada com mangueira. Dia sim, dia não, de acordo com a temperatura e o clima.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Realizou-se 1 Mercadinho que consistiu na venda de produtos hortícolas e ervas aromáticas recolhidos da horta, angariando, deste modo, fundos para a realização de uma visita de estudo. Estiveram envolvidos os alunos do Clube da horta que plantaram/semearam os produtos, os professores responsáveis pela Horta e uma Assistente operacional. Também estiveram envolvidos os alunos do CAA que identificaram os produtos a serem vendidos. A venda dos produtos foi realizada pelas coordenadoras do Eco-Escolas e do PAS em colaboração com os Delegados do Ambiente das turmas da Escola.
Atividade 2:
Descrição:
Promoção do consumo de produtos biológicos: 2 a 3 x por período; venda de produtos entre a comunidade escolar para angariar fundos para manutenção da horta.
Atividade 3:
Descrição:
Espaço ao ar livre funcional para os meninos da educação especial e sobretudo para os que integram o espetro do autismo (2 vezes por semana (CAA e CAE))
15. Outros aspetos de realce da horta:
Espaço que tem promovido múltiplas aprendizagens e lazer para os meninos que integram o espetro do autismo, que nela participam
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/agualdimpais